Ação Educativa promove 14º edição do Encontro da Rede Paulista de Futebol de Rua no Sesc Consolação

AGêNCIA PAUTA SOCIAL
28/11/2024 16h35 - Atualizado há 4 meses

Ação Educativa promove 14º edição do Encontro da Rede Paulista de Futebol de Rua no Sesc Consolação
Freepik

A 14º edição do Encontro da Rede Paulista de Futebol de Rua acontece neste sábado, 30 de novembro, das 10h às 17h no Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova 245 - Vila Buarque, São Paulo). O torneio envolve 25 polos que praticam o futebol de rua na Cidade de São Paulo, Região Metropolitana e Interior. Criada em 2015 pela Ação Educativa, a Rede Paulista de Futebol de Rua é formada pelas organizações que desenvolvem a metodologia de futebol de rua em seus territórios. Atualmente são mais de 1500 crianças, adolescentes e jovens em todo o Estado de São Paulo. 

O torneio conta com o apoio do Sesc e é financiado pela TDH – Terre des Hommes, agência de cooperação alemã. A Rede se dedica a difundir a prática do futebol de rua, apoio técnico aos polos, realiza um ciclo de formação continuada com os mediadores e realiza três torneios ao longo do ano, sendo o Encontro, sempre realizado no último sábado de novembro, o principal deles. 

“Os encontros começaram em 2015. Esses 10 anos de experiência estão relatados no livro Um outro Futebol é Possível – o futebol de rua como prática de cidadania, publicado pela Ação Educativa em parceria com a Dandara Editora. De lá pra cá, a Ação Educativa realizou o Mundial de Futebol de Rua em 2014 em paralelo à Copa do Mundo da FIFA com a participação de 280 jovens de 20 países. Em 2015 e 2016 nossas equipes foram campeãs da América. Durante a pandemia, o encontro aconteceu online por meio de um campeonato de futebol de botão”, comenta Eleilson Leite, coordenador de Cultura da Ação Educativa. Em 2022, o torneio foi retomado presencialmente tendo o SESC Consolação como parceiro.

Há 10 anos, a Ação Educativa vem difundindo a metodologia do futebol de rua no Brasil. Criada na Argentina, essa prática de futebol tem como princípios a formação de times mistos; meninos e meninas jogam juntos, sem juiz e com regras definidas em comum acordo entre os competidores. O futebol de rua é jogado em três tempos: no primeiro, se define as regras em comum acordo entre as equipes; no segundo tempo se joga; no terceiro tempo as equipes voltam a se reunir para ver quem ganha, pois, o placar do segundo tempo não define o vencedor. 

A pontuação, por sua vez, é aferida pelo mediador considerando três critérios: respeito, solidariedade e cooperação. Desta forma, é possível enfatizar o impacto da prática solidária e colaborativa do esporte para promoção da educação popular, que considera e valoriza integralmente as pessoas envolvidas. 

SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA  - Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura, da juventude, da tecnologia e do meio ambiente na perspectiva dos direitos humanos. Para tanto, realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Íntegra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população. É sua missão a defesa de direitos educativos, culturais e da juventude, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.

 

Conheça mais: https://acaoeducativa.org.br/


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NELLI NOBREGA MONTEAGUDO LARAVIA
[email protected]


Notícias Relacionadas »