São Paulo amplia rede de Centros de Igualdade Racial com nova unidade em São Miguel Paulista
Inaugurado na zona leste, o CRPIR é o 11º centro da cidade e faz parte do plano de expansão que inclui 15 unidades até o final de novembro.
Redação - Itaquera em Notícias
20/11/2024 08h40 - Atualizado há 2 meses
Divulgação / Prefeitura de São Paulo
O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR) de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, foi inaugurado na última quarta-feira (13), tornando-se a 11ª unidade na cidade e a terceira desta gestão. Até o fim de novembro, São Paulo contará com 15 centros, incluindo as unidades do Grajaú, Giovanni Gronchi e Vila Nova Cachoeirinha, que entram em operação neste mês.
Os CRPIRs oferecem acolhimento e atendimento gratuito a vítimas de violência e discriminação étnico-racial, com equipes multiprofissionais que incluem assistentes sociais, advogados e psicólogos. Até setembro deste ano, já realizaram 5.321 atendimentos em diversas regiões da cidade.
Além do suporte direto às vítimas, os centros promovem cursos, oficinas e eventos para conscientizar a população e fortalecer o combate ao racismo, atuando em parceria com instituições de ensino, Defensoria Pública e DECRADI.
Desde sua criação em 2009, o CRPIR expandiu significativamente, passando de duas unidades em 2016 para 11 atualmente. Parte do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, os centros seguem como referência no enfrentamento ao racismo em São Paulo.
FONTE: Informações: Prefeitura de São Paulo