A promoção do bem-estar tem ocupado um papel cada vez mais central no setor de saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover maior adesão às prescrições médicas. De fato, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que este é um fator determinante na eficácia dos tratamentos e na satisfação geral dos pacientes.
Nesse contexto, há uma nova percepção sobre o que é, afinal, bem-estar. Isso se deve ao reconhecimento de que a saúde vai além da ausência de doenças, abrangendo também o estado geral de satisfação e conforto físico, mental e social dos indivíduos. Por esse motivo, diversas empresas e iniciativas têm investido em soluções integradas — como plataformas de conectividade, programas de fidelização de medicamentos e telemedicina — que tornam os serviços de saúde mais acessíveis e eficientes.
Recursos como inteligência artificial e automação são fundamentais nesse processo, pois promovem um atendimento mais centrado no paciente e no seu bem-estar. Alguns exemplos:
Sistemas de conectividade: facilitam a ligação entre indústrias, distribuidores e farmácias, garantindo que medicamentos essenciais estejam sempre disponíveis. Além disso, algumas companhias já estão disponibilizando uma solução inovadora que proporciona acesso a consultas médicas ilimitadas por telemedicina, incluindo nutrição, psicologia e diversos serviços nas farmácias. Essa abordagem integrada não só facilita o acesso aos cuidados de saúde, mas também garante que os pacientes recebam um atendimento contínuo e centrado em suas necessidades.
Plataformas de benefícios e descontos: centralizam programas que oferecem abatimentos e outras vantagens, aprimorando a experiência de compra e tornando medicações e outros itens mais acessíveis. Nesse sentido, há opções de plataformas e aplicativos que conectam empresas e operadoras de saúde a uma ampla rede de farmácias, oferecendo descontos significativos em medicamentos e outros produtos. Esses benefícios melhoram a experiência do usuário, incentivando a adesão aos tratamentos e o consequente bem-estar.
Serviços clínicos e diagnósticos rápidos: transformam farmácias em hubs de saúde, onde consumidores podem acessar uma variedade de serviços, desde exames rápidos até consultas farmacêuticas. Com consultorias especializadas, por exemplo, farmácias podem estruturar seus serviços de saúde de maneira eficaz, garantindo um cuidado contínuo e personalizado para cada usuário.
Além dessas inovações tecnológicas, há também uma tendência para uma abordagem mais holística em cada etapa da jornada do indivíduo. Desde a conscientização e o diagnóstico até o tratamento e a adesão, programas de suporte ao paciente (PSP) asseguram que ele receba o acolhimento necessário durante todo esse percurso, o que aumenta a continuidade e os resultados de saúde.
*Simone Pires é Gerente de Marketing da Interplayers, o hub da saúde e bem-estar
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DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
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