Governo de SP contrata policiais da reserva para reforçar efetivo nas ruas
Medida realoca 2,3 mil veteranos em funções administrativas, liberando agentes da ativa para o policiamento operacional em todo o estado.
Redação - Itaquera em Notícias
19/11/2024 08h32 - Atualizado há 4 meses
Divulgação / Agência SP (GOV.SP)
O Governo de São Paulo anunciou a contratação de 2,3 mil policiais militares da reserva para atuar em funções administrativas. A medida visa liberar policiais da ativa de tarefas burocráticas, reforçando o policiamento nas ruas em todo o estado. Segundo o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, a expectativa é que até o fim da gestão 5 mil PMs sejam liberados para atividades operacionais.
Os policiais da reserva contratados ocuparão cargos internos, como recursos humanos, logística e comunicação social, após passarem por exame médico. Praças receberão salário de R$ 6,7 mil, enquanto oficiais terão remuneração de R$ 10,7 mil. A carga horária será comercial, de segunda a sexta-feira, com direito a férias e benefícios.
As inscrições para o edital de vagas serão abertas em breve, e os contratos terão duração máxima de quatro anos. Apesar de voltarem a colaborar com a corporação, os policiais seguirão sendo inativos, sem uso de fardas ou possibilidade de promoções.
“A contratação permite que policiais inativos contribuam novamente com a PM, enquanto os da ativa reforçam a segurança nas ruas”, destacou o capitão Gustavo Maciel, da Secretaria de Segurança Pública. Ele lembrou que, por lei, os policiais da reserva mantêm vínculo com a instituição e respondem ao código militar.
A iniciativa busca otimizar o uso de recursos humanos na corporação, garantindo maior presença policial em atividades operacionais e aprimorando a gestão administrativa com profissionais experientes.
FONTE: Informações: Agência SP (GOV.SP)