14/11/2024 às 20h48min - Atualizada em 18/11/2024 às 16h00min

Dia Mundial da Criatividade: 3 projetos brasileiros de impacto social que apoiam jovens a ingressarem no mercado criativo e cultural

Essas iniciativas desenvolvidas pela Muda Cultural já impactaram mais de mil jovens em todo o Brasil

MARIAH FREITAS
Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação Banco de Imagem Pixabay

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Criatividade, uma data que tem como objetivo mostrar como essa ferramenta pode ser uma potência para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. Ela destaca como a inovação e a capacidade criativa são essenciais para enfrentar os desafios globais e criar soluções para os problemas do mundo contemporâneo. O Brasil possui um potencial criativo multifacetado, mas fatores como educação e investimento em pesquisa e desenvolvimento ainda precisam ser fortalecidos.

Pensando em acelerar essa diversidade de engenhosidade, a Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos financiados por meio de leis de incentivo, está à frente de três projetos que impulsionam a criatividade no país. Veja a seguir:

  1. maquie&crie: inspira jovens para atuarem no mercado artístico-cultural

Ampliando os horizontes e auxiliando na construção de um novo caminho para 450 jovens interessados pelo universo da maquiagem e das artes cênicas, a Muda Cultural realizou neste ano a 2ª edição do maquie&crie. Trata-se de um curso educativo nas áreas de maquiagem cênica e figurino, que inspira jovens a ingressarem no mercado artístico-cultural. Por meio deste curso, a agência visa apresentar uma nova possibilidade de futuro para centenas de alunos da rede pública que buscam inserção nesse mercado. A próxima edição do projeto está prevista para acontecer no começo de 2025.

“A Muda Cultural está comprometida em realizar projetos de impacto social em escala nacional que incentivem a cultura, a autonomia e o ingresso no mercado artístico. A criatividade é uma habilidade que pode ser cultivada desde cedo, e quando bem estimulada, ela se torna uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal, social e profissional desses jovens”, destaca Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da agência.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário. A realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal - União e Reconstrução.

  1. EconoArte: educação financeira e produção cultural para jovens

O EconoArte tem como objetivo colaborar para a formação qualificada de jovens em situação de vulnerabilidade e criar novas oportunidades para que possam atuar no mercado cultural. O projeto foca em ações educativas que proporcionem a 160 jovens de São Paulo e Belo Horizonte, a partir de 14 anos, o contato com o universo da educação e gestão financeira, por meio de experimentações práticas no segmento da produção cultural.

A iniciativa, também desenvolvida pela Muda Cultural, é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Banco PAN e apoio da Cerâmica Atlas. A realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal - União e Reconstrução.

  1. Aprendizes -  Digital: tecnologia e criatividade como caminho para o futuro

O Aprendizes - Digital compreende a tecnologia como uma ferramenta que desperta novas possibilidades para o fazer criativo. Por isso, utiliza as possibilidades do mundo digital para a promoção da arte e da cultura, contribuindo para a construção de novas oportunidades e caminhos nos âmbitos social e profissional de estudantes e professores. O projeto oferece oficinas presenciais com foco em robótica e suas interlocuções com o universo das artes para instituições públicas brasileiras. 

O projeto soma quatro edições, a primeira viabilizada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac), em 2021, a segunda pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, em 2022. Já em 2023, dois projetos foram realizados: um pela Lei Federal no Rio Grande do Sul e em São Paulo e outro via Programa de Ação Cultural (ProAC), que aconteceu em São Paulo.  Ao todo, a iniciativa atendeu mais de 600 alunos e 100 professores e passou por cinco instituições públicas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Para 2025, já existe uma edição prevista para começar no início do ano letivo na cidade de Sumaré (SP).

"A criatividade é a chave para transformar desafios em oportunidades e inspirar novos caminhos. Projetos como esses demonstram como o estímulo à inovação e à expressão artística pode abrir portas para milhares de jovens, capacitando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a construção de um futuro mais criativo e inclusivo. A Muda Cultural acredita que quando nutrimos a criatividade, investimos no potencial humano e ajudamos a moldar uma sociedade mais livre, plural e transformadora." finaliza Ítalo Azevedo. 

Sobre a Muda Cultural

Desde 2007 no mercado, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção de projetos de grande impacto social, atuando em 3 eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida. Para saber mais, acesse o site da agência.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIAH DE FREITAS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.