A Yapuana, startup brasileira voltada para o bem-estar e biotecnologia olfativa, acaba de anunciar um investimento de R$500 mil durante a 9ª temporada do Shark Tank Brasil. A injeção de capital, feita por Carol Paiffer e Sergio Zimerman, visa acelerar o crescimento da empresa e consolidá-la como referência no setor de bem-estar e aromas no país. Um dos maiores destaques da Yapuana é o Intenso, o primeiro Dispositivo Inteligente de Aromas (DIA) em cápsulas do Brasil. Acionado e controlado por aplicativo, ele integra tecnologia e bem-estar, oferecendo aromas veganos e funcionais, que promovem benefícios à saúde, alinhados à aromacologia, ciência e psicologia dos aromas.
Durante o programa, a apresentação do produto atraiu o interesse dos investidores, garantindo o aporte. "Esse investimento vai nos ajudar a consolidar a Yapuana como uma referência em bem-estar e aromas no Brasil, além de nos permitir expandir de maneira saudável no mercado", comenta Bruna Estima, CEO e cofundadora da Yapuana.
O aporte financeiro fortalecerá a presença da startup no mercado e possibilitará a expansão das operações. Com mais de 300 pessoas já interessadas no Intenso, a pré-venda do dispositivo terá início em novembro, com a expectativa de que a demanda continue a crescer. O dispositivo combina tecnologia e bem-estar e proporciona relaxamento, aumento de energia e melhorias no humor, tudo de forma sustentável e sem resíduos tóxicos, como fuligem. Em futuras versões, a Yapuana planeja integrar inteligência artificial e machine learning ao dispositivo, permitindo a personalização dos aromas de acordo com as necessidades individuais dos usuários.
"Além de aumentar nossa capacidade produtiva, o investimento também será destinado ao desenvolvimento de novos produtos. Temos mais de 90 itens planejados para os próximos cinco anos, todos com foco em sustentabilidade e bem-estar.", finaliza João. Segundo ele, os recursos também serão aplicados em P&D, produção, marketing, vendas e operações.
A Yapuana surgiu em meio à jornada pessoal de Bruna Estima, que, após enfrentar um burnout em 2021, descobriu os benefícios terapêuticos dos aromas em sua recuperação, aliando-os a outras terapias integrativas. Observando a falta de opções tecnológicas no mercado, ela e seu esposo, João Esposito, decidiram criar um produto inovador que unisse tecnologia e bem-estar, proporcionando uma experiência única e benéfica tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
Com uma trajetória marcada por aprendizado e inovação, a Yapuana já participou de diversos programas de aceleração no Brasil, como o InovAtiva Brasil, Shell Iniciativa Jovem, Capital Empreendedor e Sebrae Win Operação e Tração. A empresa tem metas ambiciosas: espera faturar R$ 1 milhão no primeiro ano de operação e impactar mais de 10 mil clientes até 2028, consolidando-se como uma das principais marcas de bem-estar no Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA LOPES OLIVEIRA
[email protected]