São Paulo, novembro de 2024 - O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu no domingo (10) e foi realizado por mais de 69% dos inscritos. A prova foi considerada bem equilibrada e acessível, com uma quantidade adequada de textos e uso de recursos visuais, que facilitaram a leitura e a compreensão das questões. Além disso, abordou temas contemporâneos com mais intensidade, como a vacinação contra a COVID-19, arboviroses, e a poluição por microplásticos, que são questões cada vez mais relevantes na sociedade. Especialistas do SAS Educação destacaram que o nível da prova foi de fácil a médio, apesar de desafiador, permitindo aos alunos uma boa gestão de tempo e uma resolução tranquila das questões.
Questões sobre matemática financeira chamaram a atenção no segundo dia do ENEM, explorando cenários cotidianos, como a precificação de ingressos para garantir lucros em um show e estratégias de venda em uma doceria. “Essas questões exigiram um raciocínio lógico mais apurado, com um esforço para organizar e distribuir os valores nas proporções certas”, comenta Vinicius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovações do SAS Educação. Outro destaque foi uma tirinha da autora Laerte, que abordou temas de interpretação, e uma questão de biologia sobre poluição sonora causada pelas "pererecas-assobiadoras" no bairro do Brooklin, em São Paulo, assunto repercutido pelo portal G1.
Segundo Joyce de Sousa, especialista em avaliações do SAS Educação, a prova de Matemática manteve o nível de dificuldade do ano anterior. “A presença de questões rápidas permitiu aos alunos um tempo extra para se dedicarem a problemas mais complexos, enquanto as fórmulas utilizadas eram familiares e frequentemente revisadas ao longo do ensino médio. A expectativa é que muitos alunos que se prepararam com base em edições anteriores obtenham um bom desempenho.”, diz a especialista
Já a prova de Ciências da Natureza teve um equilíbrio entre as disciplinas. Em física, Idelfranio Moreira, gerente executivo de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Educação, observou que a prova apresentou uma distribuição de temas surpreendente, com um número maior de questões sobre termologia do que o usual. No geral, a prova se manteve em um nível médio de dificuldade, com cálculos simples e conteúdos bem contextualizados. Já em biologia, a professora Jordanna Almeida do Colégio Ari de Sá destacou que a prova seguiu o padrão esperado, com nível médio a fácil e foco em temas como ecologia, genética e fisiologia animal.
Por fim, em química, João Eduardo Pinhata, gerente de avaliações do SAS Educação, ressaltou que a prova abordou tópicos variados, como estequiometria e química orgânica, mantendo a tendência do ENEM. Questões sobre reciclagem de alumínio e microplásticos trouxeram temas ambientais à prova, reforçando a conexão com questões atuais.
No geral, o segundo dia do principal vestibular do país seguiu o padrão esperado, com questões atualizadas e desafiadoras em comparação ao ano anterior. Segundo Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações, “no geral, o exame deste ano foi considerado exigente, com maior foco em temas e habilidades contemporâneas, refletindo uma tendência de evolução nas pautas abordadas, especialmente em ciências da natureza.”
Sobre o SAS Plataforma de Educação
O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 20 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SISU.
Site: https://saseducacao.com.br/
Facebook: facebook.com/SASEducacao/
Instagram: instagram.com/saseducacao/
Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao
Contato de Imprensa
Lara Costa, Thaís Vequetini e Ana Maksoud – [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAÍS VEQUETINI SILVA
[email protected]