09/11/2024 às 08h18min - Atualizada em 09/11/2024 às 08h26min
São Paulo inicia campanha intensiva de combate à dengue com ações educativas e vacinação
Prefeitura mobiliza 12 mil agentes de saúde, escolas e UBSs em atividades de prevenção para conter proliferação do Aedes aegypti.
Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Ilustração / Prefeitura de São Paulo A Prefeitura de São Paulo realizará, de 11 a 29 de novembro, a campanha "Mobilização de Prevenção Combate à Dengue e Demais Arboviroses: Não Deixe a Dengue Entrar!", visando sensibilizar a população para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A iniciativa faz parte da Semana Estadual de Mobilização Social e foca na preparação para 2025, com ações preventivas e educativas.
Cerca de 2 mil agentes de combate a endemias iniciarão atividades nas residências em áreas atendidas pelas Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) de São Paulo. A partir do dia 18, a campanha se intensifica com a “Quinzena Municipal de Mobilização”, ampliando o número de agentes em campo para 12 mil, incluindo agentes comunitários que atuarão em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Durante a quinzena, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Educação, promoverá atividades educativas nas escolas, destacando a importância da eliminação de criadouros e o ciclo de vida do mosquito. Essas ações buscam engajar toda a comunidade no combate às arboviroses.
No dia 18 de novembro, ocorre o “Dia H da Hidratação”, para conscientizar sobre a importância de se manter hidratado, especialmente em dias quentes e secos, o que ajuda a prevenir o agravamento da dengue. Nas escolas, serão distribuídos materiais educativos em parceria com a Secretaria de Educação.
O “Dia D Municipal de Combate à Dengue” será realizado em 23 de novembro, com todas as UBSs abertas para vacinação do público elegível e atividades educativas em pontos de grande circulação. Stands com equipamentos e técnicas de controle do mosquito serão instalados na cidade.
A campanha de vacinação contra a dengue segue ativa nas UBSs, com duas doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, moradores de São Paulo. Em 2024, foram realizadas mais de 11 milhões de ações preventivas, incluindo visitas casa a casa e o uso de drones para aplicação de larvicidas.