Com a Black Friday se aproximando, é essencial que as empresas planejem e antecipem suas estratégias de marketing digital para o início de novembro para se destacarem em um cenário altamente competitivo. Só para se ter uma ideia da importância da data para os negócios, em 2023, as vendas na Black Friday alcançaram R$ 6,6 bilhões, segundo dados da Ebit/Nielsen. Para 2024, as projeções indicam um crescimento contínuo, com um aumento estimado de 10% nas vendas, impulsionado pela antecipação de promoções por parte dos varejistas. Um estudo da Adyen destaca que, nas semanas que antecedem a data, o investimento em anúncios online pode aumentar em até 60%, refletindo a necessidade das marcas de se destacarem e se anteciparem de fato nas suas ações de marketing digital, isso porque o aumento no investimento resulta, frequentemente, em elevações nos custos por clique (CPC) que podem dobrar ou até triplicar. O que demonstra que as empresas precisam otimizar suas estratégias para maximizar o retorno sobre o investimento (ROAS) e garantir que suas ofertas se destaquem.
De acordo com o Chief Growth Officer (CGO) da 8D Hubify, Oscar Sigaki, uma das principais recomendações é que as empresas antecipem essa demanda. “Ao invés de concentrar o investimento apenas na última semana, é mais eficaz iniciar campanhas já no início de novembro, captando leads e direcionando tráfego para landing page”, explica. De acordo com ele, as landing pages podem oferecer vantagens, como acesso antecipado a promoções, ajudando a construir uma base de clientes engajada antes do dia da Black Friday.
Uma outra ação recomendada para as marcas, é que elas explorem estratégias que não dependam exclusivamente de mídia paga, dado o aumento da concorrência e dos custos. “Utilizar marketing conversacional e e-mail marketing para comunicar ofertas pode ser uma maneira eficaz de engajar consumidores sem inflacionar custos durante o pico da Black Friday”, recomenda Oscar Sigaki.
O monitoramento das tendências no google é uma abordagem bastante assertiva para identificar quais produtos estão em alta e quando é o melhor momento para aumentar os investimentos publicitários em relação a eles. De acordo com o executivo da 8D Hubify, o conhecimento sobre a demanda e a disposição para ajustar as estratégias conforme necessário pode fazer a diferença entre uma campanha bem-sucedida e uma que não atinge suas metas. “Para a Black Friday 2024, a chave é a antecipação e a diversificação das estratégias de marketing”, ressalta.
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LITIANE MARGUERITA KLEIN DE OLIVEIRA
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