05/11/2024 às 09h01min - Atualizada em 06/11/2024 às 00h01min

Projeto ConectaSUS leva estudantes de Medicina da Unaerp a uma imersão ao Sistema Único de Saúde na Baixada Santista/SP

Projeto permite aos alunos de Medicina a compreensão da complexidade da rede de saúde e orientar a população a conhecer mais sobre o SUS

ANA PAULA OLIVA | ASSESSORIA DE IMPRENSA
Ana_Paula_Oliva_Unaerp

De 28 a 31 de outubro, estudantes de 1ª etapa de Medicina da Unaerp em Guarujá/SP iniciaram uma grande imersão ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do projeto ConectaSUS. Em visitas técnicas observacionais realizadas em quatro cidades da região metropolitana da Baixada Santista, litoral paulista, os alunos puderam compreender o funcionamento do SUS e as características da assistência à população. O próximo passo será o desenvolvimento de campanhas educativas para orientar o público em geral sobre o SUS na região. O projeto segue até 29 de novembro. 

Nesta 5ª edição do ConectaSUS, mais de 100 pessoas, entre alunos da Medicina Guarujá, facilitadores, docentes e colaboradores estiveram envolvidos nas visitas, realizadas entre os dias 28 e 31 de outubro em 28 unidades, localizadas em Bertioga, Guarujá, Santos e Praia Grande, no litoral paulista. 

Os grupos conheceram hospitais, serviços de média e alta complexidade vinculados ao SUS e unidades de atendimento básicas e de especialidades, como o Instituto da Mulher Casa Rosa, em Guarujá, voltada à Saúde da Mulher. Nas visitas, eles foram recebidos pelos responsáveis dos locais, observaram as formas de acesso dos cidadãos e os fluxos de atendimento para entender o funcionamento do sistema. E ao final de cada dia, os alunos participaram ainda de dinâmicas e rodas de conversas para compartilhar suas experiências e enriquecer ainda mais todo esse conhecimento.

Saúde e espiritualidade - Um destaque dessa edição é a espiritualidade na Medicina, no atendimento ao paciente SUS. O tema foi evidenciado a partir de mesas redondas e visitas em templos religiosos, abordando a necessidade do respeito à diversidade religiosa na assistência. 

“Tanto o médico quanto o aluno têm suas próprias crenças, mas lidam com pacientes com crenças diferentes. E eles precisam ter essa compreensão para poder ter uma atuação efetiva com a população”, ressalta o coordenador da Medicina Guarujá, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques. Para João Roberto Ré, responsável pela Casa Esperança Centro Espírita - um dos locais visitados em Guarujá - esse olhar é um resgate da humanização. “Quando se fala em acolhimento, em contato para tratar das pessoas, para serem agentes promotores de saúde é necessário ter sensibilidade para olhar para o semelhante de uma forma diferenciada.”

Formação médica alinhada com o SUS -  Integrado ao projeto pedagógico da Medicina Guarujá, o ConectaSUS estabelece um vínculo inicial com os serviços, e fortalece o compromisso com a saúde da comunidade. 

Para o docente organizador do projeto, Prof. Dr. Eduardo Carvalho de Souza, destaca que o ConectaSUS agrega muito à formação dos futuros médicos. “Os alunos têm ao longo do projeto a oportunidade de vivenciar o SUS de maneira intensa. Desde o território, as comunidades, até os serviços de alta complexidade.” Para a estudante da 1ª etapa de Medicina, Lilian Letícia Ribeiro da Silva, o ConectaSUS permitiu uma experiência marcante. “Ao visitar os locais, tive outra visão da importância da humanização. Afinal, a parte principal do cuidado com o paciente é a humanização, e isso vou levar pra sempre.”

O próximo passo do ConectaSUS serão campanhas educativas, como esclarece o Prof. Dr. Eduardo Carvalho de Souza. “Os alunos irão elaborar materiais que orientem a população sobre as políticas públicas e os serviços do SUS, para fortalecimento dessas práticas na região”. O projeto segue até o dia 29 de novembro, e reafirma o compromisso da Unaerp Guarujá em formar médicos socialmente conscientes e preparados para fazer a diferença na saúde pública.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Ana Paula de Oliveira Oliva
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.