Momentos de muita diversão, fantasia, alegria e aprendizados. Assim foram os eventos de contações de histórias que encerraram o projeto gratuito Mundo da Leitura em cinco escolas da rede pública de Ilha Solteira (SP). Realizada pela Evoluir, com patrocínio da Tijoá, apoio da Secretaria Municipal de Educação e incentivo do Ministério da Cultura, a iniciativa tem o propósito de promover maior acesso aos livros e fomentar o gosto pela leitura entre crianças e jovens. Nesta edição, cerca de 500 alunos e 80 profissionais foram diretamente beneficiados.
Durante os encontros, alunos e professores das escolas CEI Sorriso de Criança, CEI Sorriso de Criança - Anexo II, EMEF Professor Paulo Freire, EMEF Aparecida Benedita Brito da Silva e EMEF Lúcia Maria Donato Garcia, assistiram às apresentações e interagiram com as narrativas conduzidas por Camila Genaro. Contadora de histórias, apresentadora de TV, educadora e influenciadora digital, Camila é também patrona da 19ª cadeira da Academia Brasileira de Contadores de Histórias. Além de seu próprio repertório, a artista abordou passagens dos livros “Dentro do Bucho um Bicho”, “O Tesouro de Amina” e “Era uma Vez uma Menina”, que fazem parte do acervo distribuído no projeto.
Professora de Arte e atuante na sala de leitura da EMEF Aparecida Benedita Brito da Silva, Marlei Masson acredita que o Mundo da Leitura veio somar para ampliar as ideias e os horizontes de alunos e educadores. “O acervo distribuído é culturalmente muito rico, abordando assuntos variados. O livro Silêncio me chamou a atenção desde o início e explorei várias atividades com as crianças, assim como o Ernesto, com o grupo deixando vários recados bacanas para o personagem”.
Marlei conta que desenvolveu ainda um canal no YouTube, inspirado pelo projeto. “Se chama podabbs e lá as crianças estão explorando os livros do baú e contando as histórias. O Mundo da Leitura nos deu a possibilidade de ter acesso a novas obras, que estávamos precisando muito. Foi um apoio importante para abordarmos conscientização ambiental, saúde e combate a preconceitos, ampliando assim o repertório dos estudantes. A palavra de todos aqui é gratidão”.
“Foi muito bacana ver o envolvimento dos educadores de Ilha Solteira nesta edição, participando ativamente dos encontros formativos e aplicando o conteúdo nas atividades em sala de aula, para nós é uma grande satisfação”, ressalta Taciana Begalli, coordenadora do projeto na Evoluir. “Os eventos de contação de histórias também foram uma experiência enriquecedora para todos, com uma imersão lúdica no universo literário. Cada obra abordada ali traz lições valiosas, seja sobre diversidade, empatia e respeito com o próximo, sempre de maneira envolvente”.
Taciana acrescenta que, assim como sinalizado pela professora Marlei, além de estimular a imaginação, as histórias promovem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. “Isso ajuda a expandir seu vocabulário e incentiva o hábito da leitura desde cedo. Em complemento, a artista Camila Genaro, muito engajada e empática, conseguiu criar uma atmosfera mágica, onde cada palavra se tornou uma ponte para novos mundos. Foi um encerramento memorável para o Mundo da Leitura em Ilha Solteira”.
“A Tijoá, como patrocinadora deste projeto, acredita na importância da leitura nos anos iniciais da educação. Fazer parte do projeto Mundo da Leitura em Ilha Solteira, é uma forma de estimular esse hábito e contribuir para formação de futuros cidadãos de nossa região”, afirma a empresa Tijoá.
Iniciado em maio em Ilha Solteira, o Mundo da Leitura incluiu a participação dos educadores em encontros formativos, com foco na importância da leitura como ferramenta essencial no processo de aprendizagem. Todos os professores receberam ainda um plano pedagógico com sugestões para a utilização do acervo doado pelo projeto, composto por um baú com 100 exemplares de 50 títulos diferentes de obras infanto-juvenis. Os livros incluem lançamentos da Editora Evoluir e há a opção de acesso à audiodescrição via plataforma digital, contemplando assim leitores com limitações visuais.
Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU
Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).
Sobre o Mundo da Leitura
O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. Cerca de 18 mil crianças já foram beneficiadas em mais de 20 cidades de todo o país.
Sobre a Tijoá
A TIJOÁ PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A.(USINA HIDRELÉTRICA TRÊS IRMÃOS), é a concessionária de geração de energia elétrica responsável pela gestão, operação e manutenção da usina hidrelétrica TRÊS IRMÃOS (UHE TRÊS IRMÃOS). A concessão da UHE Três Irmãos foi outorgada para a TIJOÁ através do Leilão ANEEL 02/2014, ocorrido em 28 de março de 2014 e o prazo da concessão é de 30 anos, contados a partir de 10 de outubro de 2014. A UHE TRÊS IRMÃOS, localizada no município de Andradina, na região do baixo Tietê, no estado de São Paulo, possui cinco unidades geradoras, capacidade instalada de 807,5 MW e energia assegurada de 217,5 MW. A usina conta ainda com uma estrutura de duas eclusas e um canal que possibilitam a navegação pela hidrovia Tietê-Paraná.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar pensamentos e sentimentos com nitidez por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global. Saiba mais: www.evoluir.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DESPONTIN MALVEZZI
[email protected]