01/11/2024 às 10h17min - Atualizada em 02/11/2024 às 00h02min

Entrou um cisco no olho? Saiba o que fazer nesta situação

O oftalmologista Pedro Antonio Nogueira Filho, do H.Olhos, diz que é importante não esfregar e dá algumas dicas para remover o corpo estranho do globo ocular

SIG EIKMEIER
https://br.freepik.com/

A entrada de um cisco no olho é um incômodo e tanto!  Pode causar dor, irritação, vermelhidão, ardência e coceira intensa.  Diferentes regiões do Brasil têm enfrentado temporais nesta primavera e os ventos fortes elevam a chance de corpos estranhos como poeira, areia, diferentes fragmentos ou cílios entrarem no globo ocular. O ideal, em caso de ventania, é sempre procurar proteger a área da visão nos ambientes ao ar livre.

Ao perceber um corpo estranho no olho, o primeiro cuidado é não esfregar, pois a ação pode tornar o quadro ainda pior, com lacrimejamento, visão embaçada, além do risco de arranhar a córnea ou causar lesões mais graves. O  médico oftalmologista Pedro Antonio Nogueira Filho, chefe do Pronto-Socorro do H.Olhos, Hospital de Olhos, recomenda manter a calma e procurar um local protegido, que tenha água corrente.

O médico explica o mais adequado a ser feito em caso de cisco no olho:

-  lave as mãos com água e sabão;

- instile colírio lubrificante por algumas vezes até chegar a um pronto socorro oftalmológico mais próximo;

-  evite piscar ou pressionar as pálpebras, mantendo os olhos fechados, em vigência da sensação de dor a movimentação;

-  naqueles episódios mais desconfortantes procure lavar os olhos em água potável e corrente e em seguida procure um serviço médico oftalmológico especializado.

De acordo com o Dr. Pedro Antonio Nogueira Filho, "permanecer com um corpo estranho no olho pode resultar em complicações sérias, por isso é necessário buscar ajuda médica para que seja retirado sem causar danos ao globo ocular. 

O especialista alerta ainda que, "em alguns casos, a sensação de cisco no olho pode ser sintoma de problemas oculares como as inflamações, conjuntivites, terçol, ou mesmo a síndrome do olho seco, além de eventuais lesões na córnea ou problemas atrelados ao uso de lentes de contato. É importante investigar a causa com um médico oftalmologista para que se chegue a um diagnóstico preciso e ele possa indicar o tratamento". Vale lembrar que lavar bem as mãos antes de levá-las aos olhos e higienizar corretamente as lentes de contato são medidas que contribuem para a saúde ocular.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SIEGLIND EIKMEIER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.