29/10/2024 às 17h16min - Atualizada em 30/10/2024 às 00h03min

Editora Modelo: nova editora fundada por coordenadores do NESPE tem foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial

Cibele Bustamante, Silvia Rebello e Leandro Müller se uniram para criar a Editora Modelo, que irá publicar livros sobre fazer e escrever livros;

VERIANA RIBEIRO
Divulgação

O Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) foi fundado em 2016 com a missão de transformar o mercado editorial brasileiro através da disseminação de conhecimento especializado e da promoção de práticas inovadoras. Criada pelos sócios-diretores Cibele Bustamante e Leandro Müller, a instituição une teoria, prática e academia de forma integrada.

O NESPE está sempre atento às tendências do mercado editorial, tanto no Brasil quanto no exterior. Por isso, Cibele Bustamante e Leandro Müller se juntaram a Silvia Rebello, professora na pós-graduação de Edição e Gestão Editorial, também no NESPE, para fundar a Editora ModeloA editora já possui três títulos lançados na Flip 2024: “Os livros antes do livro” e “Composição tipográfica: Como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”, de Cibele Bustamante; e “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto.

Foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial

A editora nasce com uma dupla missão: estimular a publicação de conteúdo sobre o mercado editorial como um todo e dar oportunidade para que os pós-graduandos do NESPE coloquem em prática aquilo que aprenderam em aula, sob supervisão de profissionais do mercado.

“Como nossa missão é o foco na disseminação de conhecimento para e sobre o mercado editorial como um todo, publicaremos principalmente livros de não-ficção sobre livros, mercado e produção editorial, bem como sua história e temas correlatos, como design de livros, composição tipográfica, manuais de escrita etc.”, afirma Leandro Müller. 

O catálogo da editora valoriza a difusão de conhecimento sobre livros, com produções de autoria nacional. Também há planos para traduções de textos estrangeiros para o português. Müller diz que temas ligados ao mercado de livros brasileiro, com todas as suas particularidades, são muito bem-vindos

A editora pretende publicar livros pertinentes para o bom exercício de práticas  profissionais no mercado editorial, da escrita criativa e produção de conteúdo. A ideia também é consolidar padrões editoriais, tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.

Primeiros títulos a serem publicados: conheça as obras

“Os livros antes do livro”, de Cibele Bustamante, é uma jornada pela história da escrita, seus suportes e formatos que antecederam o códice, convidando o leitor a repensar o papel dos livros hoje e revelando como eles continuam a ser uma ponte entre gerações, culturas e realidades.

Recheado de histórias e detalhes pitorescos, além de belíssimas imagens de artefatos que cobrem mais de 400 mil anos de história, “Os livros antes do livro” é uma obra para ler, ver e se deliciar; com leitura fácil, linha do tempo, mapas, desenhos e esquemas que convidam a conhecer mais sobre o livro e sobre a humanidade. 

Para a publicação do mesmo, está acontecendo uma campanha de financiamento coletivo no Catarse até dia 2 de outubro. A meta é de R$30.000 e 40 pessoas já apoiaram. A autora, Cibele Bustamante, trabalhou como designer em várias editoras e em agências de comunicação tanto no Brasil como na Itália. No âmbito acadêmico, lecionou em instituições renomadas como o Politécnico de Milão e o SENAI. Como pesquisadora, focou em inovação, tecnologia e história, principalmente no que tange à comunicação e publicação multimídia.

Também de Cibele Bustamante, será publicado “Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”. A obra se propõe a guiar o leitor na escolha e no uso eficaz das fontes em projetos gráficos, especialmente em textos longos para mídia impressa. Destinado a estudantes de design gráfico, designers editoriais, profissionais da área editorial e entusiastas da tipografia, este livro oferece uma abordagem prática e abrangente, com exemplos e modelos de composição que guiam o leitor desde os princípios básicos até técnicas mais avançadas.

“O que pensa o mercado editorial brasileiro?” é uma coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto que oferece um panorama profundo das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil. Originadas da coluna "Bate-papo" da newsletter Happy Hour NESPE, uma fonte de informação descontraída e acessível, estas entrevistas capturam a riqueza e a complexidade do setor.

Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, este livro revela histórias inspiradoras e oferece insights valiosos sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial.

Organizada por Marcos Filho, a obra convida o leitor a pensar no setor e refletir sobre o futuro dos livros e da leitura no Brasil. Ideal para profissionais, estudantes e apaixonados por livros, esta obra é uma peça essencial para quem deseja se aprofundar no fascinante mundo dos livros.

 

Adquira os livros no site da editora: www.editoramodelo.com.br  

Siga no Instagram:  @editoramodelo_

Siga no Tiktok - @editoramodelo    

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/editora-modelo/


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.