25/11/2024 às 17h16min - Atualizada em 26/11/2024 às 00h02min

Veronica Botelho lança em São Paulo, na Livraria Bibla, obra que aborda a complexidade das relações de uma família inter-racial

Apesar de ser uma história totalmente independente, “Inverno” se passa no mesmo universo de “Verão”, o primeiro livro da autora, e compõe a tetralogia “As Estações”; o evento acontece no dia 28 de novembro, às 18h30.

VERIANA RIBEIRO
Divulgação
Fruto de uma relação interracial, mas criada unicamente pela parte branca da família, Isabel é uma mulher em busca de sua própria identidade. Este é o ponto de partida de “Inverno” (e-Galáxia, 178 págs.), o segundo livro da série “As Estações”, da autora piauiense Veronica Botelho (@verobotelho)A obra será lançada em São Paulo no próximo dia 28 de novembro, às 18h30, na Livraria Bibla, localizada na Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58, na Vila Madalena.

Conhecida por seu estilo intimista e reflexivo, Veronica retorna ao universo literário com uma obra que aborda temas profundos como identidade, relações inter-raciais e autodescoberta. Embora possa ser lido de forma independente, “Inverno” dá continuidade ao universo narrativo iniciado com “Verão” (2023), conectando histórias por meio de personagens.

Na trama, acompanhamos a história de Isabel, que cresceu com a família materna em Maceió (AL), em um lar marcado por tensões raciais e silêncios que desvalorizam seu esforço em se encaixar. Criada pela mãe Madalena, sem saber quase nada sobre a origem do pai, a única referência que tem do mesmo é o relato de um abandono paterno, enfatizado constantemente pelo racismo da própria avó.

A personagem inicia sua jornada de autodescoberta a partir da revelação de cartas escritas pelo pai que contradizem a narrativa de sua origem, que a acompanha desde o nascimento. A jornada de se aproximar do pai Renato e, principalmente, da tia Clotilde, transforma-se em um mergulho em suas raízes e na descoberta de sua ancestralidade, que foi sempre negada ao viver em um lar predominantemente branco.

Nesse processo, Isabel se muda para Aracaju (SE) e posteriormente para a Itália, onde, na companhia de Rebecca e outras amigas, busca entender quem realmente é, enquanto lida com a solidão, o peso da expectativa familiar e a descoberta de sua sexualidade.



Sobre a autora
Natural de Floriano, no Piauí, Veronica Botelho é licenciada em Psicologia Social e das Organizações pela Universidade de Florença, e atualmente cursa mestrado em Psicologia e Neurociência da Saúde Mental no King’s College London. Seu primeiro livro de ensaios, “Meias Verdades”, foi publicado em 2016. A autora viveu no Brasil, Costa do Marfim, Inglaterra, Bolívia, Argentina, Espanha, Itália e Catalunha, onde teve experiência na atenção e inclusão de pessoas portadoras de diferentes transtornos mentais, e voluntariado com pessoas refugiadas.

Os estudos de Veronica sempre foram direcionados a entender as diferenças, inicialmente com foco no universo acadêmico. “O que escrevia, estudava, tinha um único intuito: como podemos conviver pacificamente aceitando as nossas diferenças”, explica. O primeiro livro da autora, “Meias Verdades” é um compilado de crônicas que refletem sobre o tempo, amor, racismo, xenofobia e ética política.

A autora lembra de sempre ter escrito muito para si mesma. “Minha avó dizia que eu escrevi a minha primeira poesia quando tinha 4 anos”, recorda-se. Ela passou por agendas e diários, chegou a escrever peças de teatro na escola, além de participar de um jornal escolar. Morando fora, o hábito de enviar cartas para família e amigos também compôs sua experiência na escrita.
Desde a escrita de “Verão”, sua primeira incursão pela ficção, Veronica já sabia que faria uma tetralogia. “As histórias se interconectam. São histórias que se encaixam, sem serem sequenciais”, explica, apontando que suas personagens também têm muito em comum com suas próprias experiências. Como Rebecca, protagonista de “Verão”, a autora perdeu o pai na infância. Aborda também sua experiência de imigração, “bilinguismo”, retratada em “Inverno”.


Serviço
Lançamento de "Inverno" – Veronica Botelho
Data: 28 de novembro de 2024
Horário: 18h30
Local: Livraria Bibla – Praça Professora Emília Barbosa Lima, 58, Vila Madalena, São Paulo
Entrada: Gratuita
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.