28/10/2024 às 11h03min - Atualizada em 28/10/2024 às 20h20min
Até o final do ano, Black Friday e Natal devem movimentar o mercado em mais de R$ 75 bilhões, apontam especialistas
Marcas investem em campanhas com influenciadores e miram na alta com as vendas digitais
KATHARINA LAENDER
Canva São Paulo, outubro de 2024 – A Black Friday e o Natal são duas das principais datas que movimentam o mercado brasileiro ao longo do ano. Em 2024, o comércio eletrônico espera faturar R$ 7,93 bilhões com a próxima Black Friday, de acordo com a entidade que representa o setor, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Se concretizada a expectativa, o movimento será 10,18% maior que em 2023, quando o e-commerce brasileiro levantou R$ 7,2 bilhões. Já no Natal de 2023, o mercado brasileiro movimentou cerca de R$ 69 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o que representa um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior. Para garantir sua fatia nesse mercado aquecido, as marcas investem cada vez mais em ações com influenciadores digitais, aponta levantamento realizado pela Influency.me. Na Black Friday, campanhas com influenciadores crescem 70% O Dia de Ação de Graças, comemorado principalmente nos Estados Unidos, ocorre na última quinta-feira do mês de novembro. É um momento de reunião familiar e agradecimento, que pode despertar o início do desejo de compras para o fim do ano. Para aproveitar essa movimentação, os comércios tradicionalmente utilizam a última sexta-feira de novembro para ofertas e liquidações. Foi desse modo que surgiu a Black Friday. De 2022 para 2023, houve um salto de 70% na quantidade de campanhas com influenciadores criadas com foco na Black Friday, passando de 192 para 326, aponta a Influency.me. O aumento também se reflete na quantidade de influenciadores ativados, que passou de 3.536 em 2022 para 4.338, em 2023. Ao mesmo tempo, a quantidade de visualizações que essas campanhas receberam saltou 113% em comparação com o ano anterior. “Vale lembrar que descontos baixos demais podem gerar um efeito reverso no público, causando frustração. A expressão black fraude vem se popularizando nas redes sociais e, por meio dela, consumidores expõem falsas promoções, como é o caso de marcas que aumentam os preços pouco antes da Black Friday para diminuírem nesse dia. A data deve ser aproveitada por marcas que, junto de influenciadores, ofereçam oportunidades reais aos consumidores”, alerta Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me Entre as ações com influenciadores que mais entregam resultados, estão campanhas com cupom de desconto, avaliação de produtos e “recebidos” (unboxing, em inglês). Confira, abaixo, como implementar cada uma delas. 1) Cupom de desconto: a Black Friday tem forte apelo promocional, por isso, receber condições atrativas é a expectativa do consumidor. Esse é o momento de as marcas apostarem no melhor desconto possível, que pode ser oferecido em parceria com influenciadores que dialoguem com seu nicho de mercado; 2) Avaliação de produtos: a Black Friday é famosa por ter como destaque de vendas produtos que precisam de prova social. Por isso, escolher o influenciador ideal para mostrar todos os benefícios do produto em comparação à concorrência é uma ótima estratégia, e essa estratégia deve ser iniciada o quanto antes. O influenciador pode começar a apresentar sua avaliação de produtos semelhantes e, próximo à Black Friday, utilizar os produtos da marca parceira.
3) “Recebidos” (unboxing, em inglês): uma ótima opção para esse período é garantir o envio de produtos da marca interessada a influenciadores, que podem abrir os mimos junto do público. No Natal, campanhas com influenciadores crescem 83% Uma das datas mais importantes, especialmente no Ocidente, o Natal é celebrado no dia 25 de dezembro em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo, que, para o cristianismo, representa o filho de Deus. A data é celebrada com a reunião de familiares e amigos, que costumam jantar juntos e trocar presentes em seguida. Além disso, dezembro é marcado por enfeites natalinos, com luzes e presépios decorando comércios, praças e residências. Todos acabam influenciados pelo poder da data, e isso reflete positivamente na economia. A Black Friday de 2023 atingiu R$ 69 bilhões em vendas e, entre os itens mais procurados, estão roupas, perfumes, cosméticos, calçados e brinquedos, aponta pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). “Para alcançar o maior número possível de consumidores, as marcas vêm investindo cada vez mais em marketing de influência. A oportunidade é ótima, pois a maior parte das pessoas vai comprar algo para si mesmo ou para conhecidos. Ou seja, a motivação para a compra já existe, basta que o consumidor escolha a melhor opção de produto ou serviço”, destaca Azevedo, CEO da Influency.me O ano de 2023 registrou um crescimento de 83% em relação ao ano anterior na quantidade de campanhas ativadas. O total de campanhas com influenciadores no stories do Instagram saltou 254% de 2022 para 2023. Destacam-se o aumento nas visualizações de campanhas com influenciadores, que cresceu 1.027% em relação ao ano anterior, bem como o engajamento com as publicações dos influenciadores durante o período natalino, que cresceu 1.293%. Confira as principais estratégias das marcas na hora de criar campanhas com os influenciadores:
1) Ações com família: seja qual for o produto ou serviço, o Natal é o momento ideal para realizar ações que foquem nas famílias e amigos. A própria celebração traz esse viés de compartilhamento, então pensar em formas de inserir influenciadores em contextos familiares sempre é válido; 2) Receitas para ceia: se a marca envolve bebidas, alimentos ou eletrodomésticos, essa pode ser uma ótima forma de apresentar seu produto e inseri-lo na data; 3) “Arrume-se comigo”: para marcas de roupas, acessórios, maquiagens, sapatos, produtos de cabelo e itens de cuidados pessoais, utilizar essa ação pode gerar ótimos resultados. Escolher o influenciador ideal que tenha a “cara” da marca e que possa compartilhar esse momento gera proximidade com o público; 3) Linha personalizada para a data: o Natal é a oportunidade ideal para criar linhas especiais ou personalizar embalagens. Isso valoriza a data, destacando seu produto e gerando sensação de exclusividade, já que é algo disponível por tempo limitado. “É uma tendência de mercado desenvolver ações com influenciadores em datas comemorativas. É importante que as marcas tenham um calendário anual de planejamento para datas especiais e alinhem suas ações com antecedência. Marcas que realizam ativações durante o ano todo com os influenciadores têm canal de comunicação mais eficiente com a audiência, que já espera cupons e ações diferenciadas em datas como Black Friday e Natal”, conclui Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me. Para apoiar as marcas nesse planejamento de ações com influenciadores durante o ano todo, a Influency.me disponibiliza gratuitamente o e-book “Influencer Marketing para Datas Comemorativas”, que pode ser acessado clicando aqui. ] Sobre a Influency.me Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Por meio de metodologia própria denominada IMAP - Influencer Marketing de Alta Performance, proporciona soluções completas para quem quer trabalhar com influenciadores digitais. Reúne dados de mais de 6 milhões de perfis de influenciadores digitais. Utiliza o search engine, mecanismo que torna mais rápido e assertivo o processo de encontrar o influenciador certo para cada ação, assim como workflow de campanhas, monitoramento e geração de relatórios. Além disso, oferece a opção full service em que uma equipe com expertise cuida de toda a estratégia. Nos últimos quatro anos, a companhia cresceu cerca de 210%, finalizando 2023 com faturamento de mais de R$ 9,2 milhões. Com o propósito de criar conexões reais entre marcas e pessoas, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no país. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KATHARINA LAENDER DE PAULA
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