O Outubro Rosa, campanha internacional realizada anualmente em outubro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse tipo de câncer está entre as principais causas de morte por câncer em mulheres em todo o mundo. A campanha promove ações educativas, exames de rastreamento, como a mamografia, além de estimular discussões sobre fatores de risco e sintomas, visando salvar vidas por meio da detecção precoce.
Entre as ferramentas mais poderosas para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama estão os exames genéticos. Testes germinativos, como a análise dos genes BRCA1 e BRCA2, são utilizados para identificar variantes hereditárias associadas a esse tipo de câncer. Esse tipo de análise permite não apenas o diagnóstico precoce de pacientes, mas também a identificação de familiares em risco, possibilitando a adoção de medidas preventivas, como a vigilância médica intensificada e intervenções cirúrgicas profiláticas.
Além dos testes germinativos, exames genéticos somáticos têm se mostrado fundamentais no tratamento personalizado do câncer de mama. Esses testes analisam mutações genéticas adquiridas diretamente no tumor, possibilitando a personalização de terapias. Com isso, tratamentos podem ser direcionados de forma mais eficaz, aumentando significativamente as chances de sucesso ao adaptar as terapias à genética específica de cada tumor.
De acordo com o Dr. Rodrigo Ambrosio Fock, médico geneticista da Ollin, ""a integração da investigação genética nas mulheres com história de câncer de mama e ovário representa um avanço fundamental nas linhas de cuidado da oncogenética. A capacidade de identificar variantes genéticas somáticas nos permite o diagnóstico de síndromes de predisposição ao câncer, que podem ser hereditárias e necessitar de acompanhamento médico personalizado para a paciente e a família. Por sua vez, analises de variantes adquiridas no tumor, chamadas de somáticas, abrem novas possibilidades de tratamentos mais eficazes e individualizados para cada paciente", finaliza o médico.
Com a evolução dos exames genéticos e sua crescente aplicação, a medicina tem avançado consideravelmente no tratamento do câncer de mama. O Outubro Rosa é uma oportunidade crucial para aumentar a conscientização sobre essas inovações e o impacto que podem ter na vida de milhões de mulheres.
Sobre a Ollin
A Ollin é uma empresa focada no mercado de genômica. Com uma abordagem inovadora e compromisso com a excelência, a Ollin oferece soluções de ponta em genômica, contribuindo para o avanço da medicina personalizada e melhorando a saúde e bem-estar dos pacientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA PALHARES
[email protected]