22/10/2024 às 16h55min - Atualizada em 23/10/2024 às 00h08min

Neide Nazaré lança EP Equidade na AVIB e na Casa de Cultura Freguesia do Ó

A artista consolidou carreira no forró como Neide Gara-pé e foi apelidada por Dominguinhos de “Princesinha de Nazaré” como referência ao seu pai, Luiz Nazaré.

ELIANE VERBENA / VERBENA ASSESSORIA
Foto de Monique Brazão
Após vários trabalhos lançados, a cantora e compositora paulistana Neide Nazaré, considerada uma das vozes mais expressivas do forró nacional, lança seu primeiro EP, Equidade, já disponível nas plataformas de música. Os shows de lançamento (gratuitos) ocorrem na AVIB - Associação de Voluntários Integrados no Brasil, no dia 25/10 (sexta, às 20h), e na Casa de Cultura Freguesia do Ó, no dia 3/11 (domingo, às 19h), em ambos com participação especial da cantora Fran Nóbrega. Neide (voz e triângulo) apresenta-se acompanhada pelos músicos Cicinho Silva (direção musical e acordeom), Digo Ferreira (baixo), Antônio Batista (guitarra), Ivan Rodrigo (zabumba) e Lucas Brogiolo (percussão geral).

O disco, com arranjos e direção musical do sanfoneiro e compositor Cicinho Silva, é formado por quatro composições inéditas, assinadas por mulheres, que falam de feminilidade e passeiam por ritmos genuinamente brasileiros como xaxado, ijexá, xote e cacuriá. A primeira faixa de Equidade é “Essência” (Neide Nazaré), que traz o xaxado, ritmo forte do sertão Pernambucano cuja origem está ligada ao cangaço e foi popularizado por Marinês, a ‘Rainha do Xaxado’. A letra enaltece a essência feminina, canta a liberdade conquistada, a luta em todos os meandros da vida.

A composição “Mulher” (Carla Casarim e Lívia Itaborahy) também versa sobre a liberdade feminina, ornada pelo suingue do ijexá. A faixa começa à capela até a entrada dos tambores africanos harmonizados com a sanfona de Cicinho. A terceira canção, “Do Jeito que Sou” (Eliane Shambala), tem participação especial da cantora Janayna Pereira, cuja letra reafirma que a mulher pode ser o que quiser, sem precisar seguir padrões. O arranjo da canção traz a alegria brincante do cacuriá maranhense. A feminilidade vem inserida tanto na letra quanto no ritmo que induz à leveza da dança popular. Fechando o EP, o xote “Heróis da Vaidade” (Verônica Ferriani) nos transporta para o nordeste de Luiz Gonzaga. A música é um embate bem humorado entre uma mulher e um homem: ela só quer seu espaço, ser respeitada em sua liberdade e suas escolhas.

Além de Cicinho Silva, nos arranjos e no acordeon, Equidade tem participação dos músicos Digo Ferreira (baixo, guitarra e cavaco), Antônio Batista (violão), Lucas Brogiolo (percussão), Ivan Rodrigo (zabumba e triângulo) e Joel Bertolini (bateria), além de Leonardo Mathumano e Willian Silva (vocais).

Esse lançamento é resultado do projeto Equidade Musical - idealizado por Cicinho Silva (irmão da cantora) e coordenado pela produtora Elielma Carvalho. A proposta foi gravar um EP com composições que ecoassem a força da mulher na arte, na cultura, no dia a dia e na sociedade. Neide Nazaré revela que a canção “Essência” nasceu junto com o projeto e sintetiza toda a ideia contida no disco. “Tanto a canção quanto o EP Equidade traduzem minha vivência em sociedade, na vida privada e na música, em especial no campo do forró que ainda é um território muito masculino, onde enfrentei várias situações de preconceito”, confessa a intérprete. “As composições se complementam, conversam umas com as outras e traduzem as dores e alegrias, sejam as minhas ou de todas as mulheres que buscam seu espaço no mundo contemporâneo. Equidade, significa adaptar uma regra existente à situação concreta. Desta forma, o conteúdo de Equidade está em total consonância com o significado de seu nome”, finaliza Neide Nazaré.

Shows: Neide Nazaré | Lançamento EP: Equidade
Gratuitos - com intérprete de Libras. Acessibilidade.
YouTube/@neidenazare | Instagram/neidenazareoficial | Facebook/ivaneideandrade.maria

25 de outubro - Sexta, às 20h
AVIB - Associação de Voluntários Integrados no Brasil
Rua Francisco Gil de Araújo, 136 - Guianases. SP/SP.

3 de novembro - Domingo, às 19h
Casa de Cultura Freguesia do Ó
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó. SP/SP.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE DE FATIMA GARCIA VERBENA E OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.