*Por André Barbosa
Você, caro leitor, pode estar se perguntando qual é o propósito deste artigo e qual a ligação entre marketing e o setor de odontologia?!
Duas áreas que parecem (e são) tão distintas, mas que têm se conversado cada vez mais. Isso porque, o marketing sempre foi, e é cada dia mais, essencial em pontos cruciais para qualquer tipo de negócio, independente do seu setor. Isso porque, essa disciplina da comunicação é item obrigatório para quem deseja atrair, engajar e fidelizar clientes.
Vivemos tempos em que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, daí a importância de dentistas e profissionais do segmento compreenderem como conseguem aplicar os conceitos de marketing em seu dia a dia. Por meio do marketing, clínicas conseguem desenvolver uma identidade visual que seja condizente com os serviços prestados, aumentando o valor agregado da empresa; fazer um uso mais estratégico das redes sociais; gerar campanhas para atrair novos pacientes; e, claro, aumentar a receita da clínica.
Para tanto, é preciso investir em conhecimento sobre SEO ou Marketing de Conteúdo. Com rotinas cada vez mais intensas, muitas vezes o profissional de odontologia não consegue se aprofundar em tais pontos, portanto é essencial a contratação de pessoas que sejam do marketing ou mesmo agências que possam oferecer soluções customizadas para cada necessidade.
Outro ponto crucial para atingir, de forma efetiva, o público correto é saber fazer uso de estratégias de tráfego pago. É por meio desse recurso que as clínicas odontológicas conseguem escalar de forma rápida os resultados, além de evitar que elas fiquem dependendo apenas de indicações ou de convênios odontológicos. Temos, dentro de casa, cases de sucesso onde quem aposta em tráfego pago consegue alavancar em até 5, 10, 20 vezes o seu faturamento.
Caso você ainda ache que apostar em marketing para o setor odontológico ainda não é uma ação tão estratégica assim, posso listar outras vantagens de fazer esse movimento:
Conquistar novos pacientes;
Ampliar os produtos/serviços da clínica;
Gerar credibilidade e endosso perante outras clínicas;
Construção de imagem de respeito e autoridade para os pacientes;
Aumentar o engajamento dos pacientes;
Aumentar o faturamento da clínica.
Por fim, a era do marketing e comunicação chegou para ficar e quem insistir em resistir ficará, impreterivelmente, para trás no mercado. Pense nisso!
André Barbosa, sócio e head de clientes da ICOM Marketing, maior agência especializada em gerar escala e crescimento do faturamento de clínicas odontológicas no Brasil.
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Renniê Paro
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