18/10/2024 às 09h30min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h12min

RCP Day em Balneário Camboriú capacita a população com técnicas que podem salvar vidas

O evento, promovido pela construtora J.A. Russi, ocorreu no dia 16 de outubro, das 10h às 18h, na Praça Almirante Tamandaré da cidade catarinense, e realizou cerca de 600 treinamentos gratuitos. A iniciativa teve como objetivo capacitar o público com técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), para agir de forma eficaz em situações de emergência.

MATHEUS BRASIL
Divulgação

A cidade de Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, foi palco de uma grande ação de conscientização e treinamento sobre técnicas emergenciais que podem salvar vidas, em alusão ao Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Realizada nessa quarta-feira, 16, pela construtora J.A. Russi em parceria com a EME Doctors, centro autorizado da American Heart Association, apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, SAMU, PES, Nex Morph, Re.Force, a iniciativa ocorreu na Praça Almirante Tamandaré, das 10h às 18h, e promoveu cerca de 600 treinamentos.

O objetivo da iniciativa foi capacitar os participantes de 10 a 65 anos, a agir de forma rápida e eficiente em situações de emergência, através de técnicas de RCP que podem aumentar as chances de sobrevivência em casos de paradas cardíacas. Gratuita e aberta ao público, a ação buscou disseminar o conhecimento necessário para que qualquer pessoa possa prestar socorro imediato em situações de risco. "Apoiamos com orgulho o RCP Day porque acreditamos na importância de promover a qualidade de vida em todas as suas dimensões. Para nós, a conscientização e o treinamento da população para realizar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) são fundamentais. Cada batimento cardíaco importa, e por isso nos comprometemos com causas que ajudam a salvar vidas”, comenta Suzana de Fátima Russi Chiamenti, presidente da J.A. Russi.

“Esse treinamento de emergência é extremamente necessário, pois pode aumentar as chances de sobrevivência em mais de 50% e reduzir o risco de sequelas. É fundamental que a população saiba realizar o primeiro atendimento, como a massagem cardíaca, que salva vidas. Essas capacitações permitem que as pessoas ajam de forma rápida e eficiente em situações críticas, como acidentes, incêndios ou emergências médicas, garantindo maior segurança e eficácia até a chegada dos profissionais especializados”, explica Carla Birolo Ferreira, Diretora Geral do Samu/FAHECE.

Promover eventos como o RCP Day traz diversas vantagens para a sociedade, especialmente no que diz respeito à conscientização e à capacitação da população em situações de emergência. Além disso, eles incentivam a criação de uma cultura de primeiros socorros, empoderando a população a agir rapidamente e de forma eficaz.

“As equipes voluntárias realizaram instruções à população sobre como executar manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) em casos de parada cardiorrespiratória. O treinamento, de abordagem simples, permite que qualquer pessoa, mesmo sem formação em saúde, possa intervir de forma eficaz, aumentando as chances de sobrevivência das vítimas”, informa Bruno Quercia Barros, diretor-técnico do Samu/FAHECE.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.