18/10/2024 às 11h41min - Atualizada em 22/10/2024 às 00h01min

GINECOLOGIA NATURAL: Prevenção do Câncer de mama e diagnóstico precoce no  cuidado integral da saúde feminina

A importância de hábitos saudáveis e do autocuidado, aliando exames convencionais à ginecologia natural na prevenção do câncer de mama.

KAROLLAYNE DIAS
Créd. Camila Brandão

 

Outubro Rosa é uma campanha anual que promove a conscientização sobre o câncer de mama, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Na visão da Ginecologia Natural a prevenção e o cuidado integral são focos principais. Esta abordagem valoriza o autocuidado, o equilíbrio emocional e uma alimentação rica em nutrientes e antioxidantes, como formas de promover o bem-estar e prevenir doenças, inclusive o câncer. O uso de fitoterapias e práticas ancestrais, além de massagens e óleos essenciais, são alternativas complementares para manter a saúde dos seios e equilibrar o organismo.

A ginecologia natural propõe um olhar integrativo para a saúde feminina, conectando os aspectos físicos, emocionais e espirituais. O movimento incentiva a escuta do corpo e o cultivo de práticas preventivas que promovam a imunidade e o equilíbrio hormonal, reforçando a importância do autocuidado para além da simples detecção de doenças.

Segundo a Dra. Debora Rosa "A campanha do outubro rosa, enfatiza tradicionalmente o diagnóstico precoce como uma das principais armas na luta contra a doença, mas a prevenção deveria ter um foco maior nesse processo. Evitar o desenvolvimento do câncer começa muito antes do aparecimento de sinais ou da realização de exames” Na visão da Dra. Debora, adotar hábitos saudáveis e fazer escolhas conscientes no dia a dia pode ajudar a reduzir significativamente o risco de desenvolver o câncer de mama.

Entre as práticas preventivas sugeridas estão:

  • Alimentação saudável e equilibrada: rica em nutrientes e antioxidantes.
  • Prática regular de exercícios: para manter o corpo em forma e controlar os níveis hormonais.
  • Controle do estresse e equilíbrio emocional: como formas de preservar o bem-estar e a imunidade.
  • Redução do consumo de álcool e tabaco: fatores que aumentam o risco de câncer.
  • Amamentação prolongada: contribui para a prevenção do câncer de mama.
     

Mais sobre Dra. Debora Rosa

Dra. Débora Rosa é uma referência no Brasil em ginecologia natural, uma prática que integra conhecimentos ancestrais com a ciência moderna. Com mais de 16 anos de experiência e uma sólida formação acadêmica, é Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também realizou sua residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. Dra. Débora também conta com uma observership em cirurgia ginecológica pela Cleveland Clinic, nos EUA, além de especializações em Fitoterapia e Patologia do Trato Genital Inferior, e o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).

Atualmente, Dra. Débora é professora de pós-graduação e palestrante, comprometida com a disseminação de uma abordagem mais humanizada e natural no cuidado à saúde feminina. Sua carreira inclui docência na UFRJ e atuação em importantes hospitais, como o Hospital Universitário da UFF, o Hospital Miguel Couto e o Hospital da Mulher.

www.instagram.com/ginecologistanatural

www.ginecologistanatural.com.br

 

Informações para a Imprensa
Flávia Tenório e Karollayne Dias
LEAD Comunicação - Rio de Janeiro | Brasil
(21) 2222-9450 | (21) 993489189
[email protected] | www.leadcomunicacao.com






 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARROLAYNE DIAS FERREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.