11/10/2024 às 16h49min - Atualizada em 12/10/2024 às 00h02min
Novo Nordisk lança nova iniciativa para prevenir a obesidade infantil em comunidades urbanas vulneráveis
• A iniciativa será lançada em seis cidades em cinco continentes. • O objetivo é aumentar a atividade física e a alimentação saudável entre crianças. • O projeto, que terá a duração de três anos, conta com investimento de 250 milhões de coroas dinamarquesas (mais de R$ 202.925 milhões).
BRUNO SOARES
Divulgação
Divulgação São Paulo (SP), 11 de outubro de 2024 – A Novo Nordisk, empresa global de saúde, anunciou hoje uma nova iniciativa global para prevenir a obesidade infantil. A Childhood Obesity Prevention Initiative (Iniciativa de Prevenção da Obesidade Infantil - COPI) apoiará seis cidades no design, implementação e avaliação de soluções personalizadas focadas na atividade física e na alimentação saudável. A iniciativa é baseada em uma estrutura robusta e fundamentada em evidências para medir e avaliar o impacto das intervenções. No projeto, mudanças no comportamento de saúde e bem-estar, incluindo qualidade de vida relacionada à saúde e índice de massa corporal (IMC), serão medidas em crianças de 6 a 13 anos na linha de base, além de acompanhamentos de um e dois anos após a intervenção. O design do estudo é controlado e incluirá uma população-alvo recebendo a intervenção comparada a um grupo de controle em cada cidade. O objetivo é coletar dados de aproximadamente 1.000 crianças em cada grupo. “Estatísticas mostram que a obesidade infantil está aumentando em taxas alarmantes em todo o mundo, colocando a saúde e o bem-estar das atuais e futuras gerações em risco. Com foco em comunidades urbanas vulneráveis, a Iniciativa de Prevenção da Obesidade Infantil fornecerá evidências importantes e uma estrutura única baseada em dados para apoiar os líderes das cidades na prevenção da obesidade infantil”, afirma Katrine DiBona, Global Head of Sustainability & Public Affairs da Novo Nordisk. A iniciativa se baseia em mais de uma década de experiência em programas de prevenção baseados em cidades por meio do Cities for Better Health (CBH) e será implementada em um conjunto inicial de seis cidades no Brasil, Canadá, França, Japão, África do Sul e Espanha. Sobre obesidade infantil Em 2022, mais de 390 milhões de crianças de 5 a 19 anos foram afetadas pelo sobrepeso em todo o mundo, incluindo 160 milhões que viviam com obesidade. Isso as coloca em risco de desenvolver diabetes tipo 2 precocemente e é um forte indicador de obesidade na vida adulta. Crianças de comunidades de menor nível socioeconômico tendem a ter um risco aumentado de obesidade. Sobre a iniciativa de Prevenção da Obesidade Infantil (COPI) No projeto, parceiros globais, como Delivery Associates e o Behavioral Insights Team (BIT), apoiarão o design e a entrega das intervenções e avaliações em colaboração com uma coalizão de parceiros locais de diferentes setores, como governos municipais, instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos. Após 24 meses, o impacto será medido através de um modelo robusto de monitoramento e avaliação. O aprendizado gerado será usado como orientação para líderes de cidades e comunidades em todo o mundo sobre como desenhar, implementar, medir e sustentar intervenções eficazes. A iniciativa faz parte dos esforços de responsabilidade social da Novo Nordisk para abordar a obesidade de forma holística como uma doença crônica grave. Sobre o Cities for Better Health A iniciativa faz parte do Cities for Better Health, uma parceria público-privada global comprometida em acelerar mudanças na saúde urbana ao longo das gerações, construindo parcerias locais impactantes para promover a saúde e a prevenção. A parceria, anteriormente chamada Cities Changing Diabetes, adota uma abordagem holística para impulsionar ações comunitárias eficazes que promovam a alimentação saudável e a atividade física entre crianças e comunidades vulneráveis. Atualmente, mais de 50 cidades e 300 parceiros colaboram por meio do programa. Sobre a Novo Nordisk Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube. Contato para mais informações Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNO ATHAYDE SOARES
[email protected]