09/10/2024 às 15h38min - Atualizada em 10/10/2024 às 08h02min

Everest: Como a IA alavancou a nova campanha estrelada por Sabrina Sato

Dentre as tecnologias utilizadas pela produção audiovisual, está a Inteligência Artificial

BERNARDO BRUNO
Reprodução Everest
O filme da Everest pode ser acessado aqui

Se engana quem pensa que o novo filme da Everest se limita ao belo sorriso e carisma de Sabrina Sato. Com uma série de tecnologias integradas, sendo a IA, a principal delas, a empresa - referência no mercado brasileiro em Purificadores de Água e líder em Máquinas de Gelo - lançou recentemente a campanha com o mote: “Foca no Purificador Everest – serviço de instalação grátis em todo o Brasil, água gelada à beça graças ao compressor e você ainda dá adeus às garrafas PET”.

A campanha, idealizada e assinada pela WMcCann, se ambienta no Ártico que está populado por focas reproduzidas por IA. A ideia é gerar dualidade na palavra que se refere tanto ao animal quanto à busca pela atenção do público. A mídia marca um novo padrão de criatividade que se deu já na fase do tratamento das imagens, quando foram realizados diversos testes com animação para ilustrar os roteiros e apresentações da produtora Asteroide. Já na criação das cenas, houve uma combinação de várias tecnologias: IA generativa, banco de imagem, 3D e VFX, que garantiram um bom controle de todo o processo.

Dirigida por Guilherme Biglia, fundador e diretor criativo da Asteroide, as imagens por IA foram alinhadas na base das cenas e, com o apoio de diversas ferramentas de animação, foi possível “dar vida” a uma foca interativa no estúdio AiR, especializado em inteligência artificial.
“Não havia prazo para um projeto totalmente 3D e nenhum banco de imagem iria suprir o que precisávamos. Então a ideia de usar IA surgiu da necessidade, mas depois foi sustentada pela curiosidade. Chamamos os parceiros da AIR, que fazem um trabalho totalmente voltado para IA, e pouco a pouco fomos nos surpreendendo com os testes”, ressalta Guilherme Biglia.

Ainda segundo ele, o uso da IA foi bem-sucedido, mas que nem sempre é fácil de fazer alterações ou mexer em detalhes. “É onde entra o 3D. A animação  foi empregada para criar movimentos específicos das focas, complementando as imagens geradas e corrigindo detalhes”, ressalta. Ele ainda revela que  as cenas de banco de imagem forneceram um contexto realista para o ambiente e que a pós-produção e os efeitos visuais (VFX) foram essenciais para combinar esses elementos e formar uma narrativa coesa.

Foram utilizadas várias IAs especializadas em geração de imagens e na animação, escolhidas de acordo com suas capacidades em áreas como criação de texturas, simulação de movimentos e integração de elementos digitais com filmagens reais. Essas ferramentas foram adaptadas para atender às necessidades específicas do projeto que usou os APPs Stable Diffusion, Photoshop, Luma e After Effect.

“Na fase de pré-produção, foi realizada uma pesquisa comportamental da espécie com objetivo de buscar uma visão mais realista nas peças”, explica Guilherme Biglia. Essa pesquisa sobre a movimentação das focas foi importante para orientar a produção da IA. O estudo ajudou a gerar imagens que refletem as características dos animais de forma precisa.

A pós-produção desempenhou um papel importante no processo, ajustando cada frame para garantir que as texturas, a iluminação e os movimentos das focas estivessem de acordo com o ambiente real.

Este é um dos primeiros comerciais a utilizar IA para criar personagens digitais que interagem com cenários reais e animações 3D. Esta é uma das primeiras vezes no Brasil que uma campanha publicitária combina de forma tão integrada várias tecnologias, desde a criação de animais digitais até a modelagem em 3D e sua integração com elementos reais. É a tradição de Everest abraçando a modernidade.
 
A Campanha
Seguindo o amadurecimento do rebranding da marca iniciado em 2023 e, a fim de impulsionar e reforçar o seu posicionamento para este ano, a Everest segue investindo em uma campanha de mídia 360º  que conta com a divulgação do seu novo filme em TV aberta e fechada, peças out of home, ações de trade e presença digital, no site e nas redes sociais da Companhia, além do seu renovado time de influenciadores.

O filme reforça também a sustentabilidade proporcionada pelos purificadores, como diz o slogan “menos garrafas PET, mais Everest”. Além disso, o sistema de refrigeração por compressor, que garante água “gelada à beça” e ainda consome menos energia, graças a sua capacidade de resfriar grandes volumes com velocidade, e também o serviço autorizado que atende os consumidores, são os motes da campanha. A Companhia segue com o propósito de ser referência na prestação de serviços, destacando a instalação grátis do produto realizada pela rede credenciada.

Além dos filmes veiculados na TV e materiais desdobrados nos canais digitais, a novidade é destaque nos mais de 500 pontos de venda parceiros, que contam com material de lançamento reforçando a comunicação junto ao público telespectador. Para completar, o time de influenciadores da Everest, entre eles Aline Becker- nutricionista e personal trainer, Dalton Rangel - chef renomado na gastronomia, Carol Peixinho - influenciadora de lifestyle, Duda Senna – arquiteta, e Bruno Rezende - atleta olímpico de vôlei, e a atriz e ativista Rafa Kalimann, divulgam conteúdos da Everest em suas redes sociais.

“Em 2024, temos o desafio de trazer como mensagem principal o benefício funcional do nosso produto, que além de purificar a água, a deixa “gelada à beça”, graças ao resfriamento por compressor, sem renunciar à responsabilidade ambiental. Além dos pilares de qualidade e serviço, a campanha apresenta uma nova frente de sustentabilidade, em função de incentivarmos o consumo consciente e a redução do descarte de garrafas PET, uma vez que o Refil Original Everest possui uma vida útil de 4 mil litros, que equivale a redução média de mais 2,5 mil garrafas PET de 1,5 litros”, conta Carlos Alexandre Rangel Guimarães, Diretor Executivo da Everest, que almeja um crescimento de 20% no número de vendas dos purificadores com a campanha.
"Na nova campanha da Everest, o nosso desafio foi consolidar o posicionamento 'Qualidade lá no alto', enquanto destacamos a responsabilidade social e ambiental da marca. Apresentamos os atributos do produto de forma inovadora, inspirados pela ideia de focas para ressaltar a água gelada oferecida pelos purificadores. Além disso, buscamos promover o consumo consciente, mostrando que um purificador é uma escolha inteligente para o planeta, oferecendo água gelada em abundância", destaca Marcio Borges, VP Executivo e Diretor-geral da WMcCann Rio.
 
Sobre a Everest:
Sinônimo de tradição, qualidade, referência na fabricação de Purificadores de Água, e liderança de mercado em Máquinas de Gelo, a Everest , há mais de 50 anos traz consigo uma trajetória marcada pelo crescimento e evolução constantes, fortalecendo sua marca, diversificando e expandindo sua linha de produtos em diversos países da América Latina. Operando em parceria com mais de 500 Revendedores e Assistência Técnica ativos por todas as regiões do Brasil, a Everest conta com expressivo número de mais de 3 milhões de aparelhos vendidos, estando presente nos mais diversos ambientes domésticos e comerciais do país, e tem previsão de fechamento em 2023, para toda linha de produtos – purificadores, máquinas de gelo, refil e peças de manutenção – 18,5% maior que o ano de 2022.  Atualmente, a indústria é movida por mais de 400 pessoas que trabalham diariamente focadas em promover aos consumidores qualidade de vida e a melhor experiência do que há de mais simples e essencial para a vida: a água. A Companhia se destaca como um fornecedor B2B confiável, que mantém compromisso com valores que fazem da qualidade a essência da marca: transparência, integridade, foco no cliente, inovação, transformação, tecnologias sustentáveis, confiabilidade e lealdade, reputação, transparência e credibilidade. Para saber mais acesse: www.everest.ind.br/ e www.compraeverest.com.br
 

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BERNARDO DE QUADROS BRUNO
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