08/10/2024 às 11h06min - Atualizada em 10/10/2024 às 08h01min

5 estratégias para promover o bem estar no ambiente de trabalho

Especialista explica como a felicidade e a produtividade estão diretamente ligadas e como uma comunicação eficaz pode transformar o mundo corporativo

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Cleide Cavalcante_Gerente de Comunicação_(Crédito: Divulgação) - Progic

Segundo a 4° edição do estudo “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, realizado pela The School of Life, 71,82% dos liderados e 78,05% dos líderes estão felizes no atual trabalho. Em contrapartida, mais de 20% dos líderes e liderados se encontram em situação oposta. Esse dado demonstra que a comunicação no ambiente de trabalho não é apenas sobre transmitir informações, mas sim sobre criar conexões, construir confiança e fomentar um senso de pertencimento.

“Eu sempre acreditei que a felicidade no trabalho é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. A comunicação eficaz desempenha um papel fundamental nesse contexto, promovendo não apenas a eficiência, mas também o bem-estar dos colaboradores. Ao longo dos anos, tenho observado uma mudança significativa nas expectativas das novas gerações em relação ao ambiente de trabalho. Diferentemente das décadas passadas, nas quais a estabilidade financeira e a segurança no emprego eram os principais motivadores, hoje, aspectos como felicidade e bem-estar ocupam o centro das atenções”, enfatiza Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação da Progic, empresa líder em TV Corporativa no Brasil. 

Visando melhorar o ambiente de trabalho das empresas, a executiva listou algumas estratégias da comunicação para promover o bem-estar. Veja a seguir:
 

1. Comunicação Transparente

A transparência é fundamental para construir confiança. Empresas que mantêm seus funcionários informados sobre decisões importantes, mudanças e desafios tendem a ter um ambiente de trabalho mais saudável. Segundo um estudo publicado na revista “Journal of Business Communication” (SAGE Publications), a transparência na comunicação está diretamente ligada ao aumento da satisfação e do engajamento dos funcionários. Outro dado do mesmo estudo apontou que 85% dos funcionários que trabalham em ambientes transparentes relatam mais satisfação no trabalho.

2. Feedback Contínuo e cultura de inclusão

O feedback contínuo é uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar. Estabelecer essa troca regular entre os líderes e funcionários, constrói uma mentalidade focada em melhoria contínua, o que só tem a agregar para a empresa e para a experiência do colaborador.

3. Cultura de Inclusão

Promover uma cultura de inclusão na qual todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados é essencial para o bem-estar. Um relatório da McKinsey & Company revelou que empresas com culturas inclusivas têm 35% mais chances de superar seus concorrentes.

4. Flexibilidade no Trabalho

A flexibilidade no trabalho é uma das principais demandas das novas gerações. Um estudo da Deloitte revelou que 75% dos millennials consideram estes pontos como um fator crucial para a sua felicidade. Empresas que oferecem horários flexíveis tendem a ter funcionários mais felizes e engajados.

5. Programas de Bem-Estar

Investir em programas de bem-estar, como atividades físicas, apoio psicológico e workshops de mindfulness, pode ter um impacto significativo na felicidade dos funcionários. Segundo um estudo da American Psychological Association, cerca de 89% dos funcionários que participam de programas de bem-estar relatam níveis mais altos de satisfação e menor estresse.

Embora muitas empresas estejam adotando estratégias para promover o bem-estar no ambiente de trabalho, ainda há um longo caminho a percorrer. A implementação dessas estratégias requer um compromisso genuíno da liderança e uma mudança cultural profunda. Além disso, é importante lembrar que cada organização é única, e as estratégias devem ser adaptadas às necessidades específicas dos seus funcionários.

“A felicidade e o bem-estar no ambiente de trabalho estão diretamente ligados ao sucesso de qualquer organização. À medida que as expectativas das novas gerações evoluem, é essencial que as empresas se adaptem e invistam no bem-estar dos seus funcionários”, conclui a executiva. 

Sobre a Progic:

A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 30 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 650 clientes, como Michelin, Danone, Bauducco e FGV, alcançando diariamente mais de 750 mil pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo e newsletter, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.


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GIULIA CRAVEIRO ROSSI
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