08/10/2024 às 10h37min - Atualizada em 10/10/2024 às 08h00min
Instituto Incluir leva a Xerém projeto gratuito com atividades esportivo-pedagógicas, psicológicas e nutricionais voltado a crianças e jovens e adultos com e sem deficiência
Brasil Diversidade Novos Valores II também inclui pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e já realizou mais de 28,8 mil atendimentos diretos entre junho e setembro de 2024
RICARDO FERRO
Divulgação O projeto Brasil Diversidade Novos Valores II, realizado pelo Instituto Incluir, vem transformando a vida de 100 crianças, jovens e adultos com e sem deficiência e seus familiares, em Xerém, Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Com base nos pilares educação física, psicologia e nutrição, o projeto de iniciação esportiva oferece aprendizado prático das modalidades de bocha adaptada e Parabadminton, contando com a orientação de profissionais especializados, como assistente social e agente de saúde, além de distribuição de uniformes, material esportivo, lanche e água, nos dias de atividades, e cesta básica, aos participantes do projeto.
A iniciativa disponibiliza, ainda, atendimento nutricional e psicológico para famílias na ação "Cuidar de quem Cuida" – em que a equipe de psicologia realiza rodas de conversa sobre diversos temas, como empatia e respeito mútuo, trabalhando as emoções e ressaltando a importância da compreensão das necessidades de cada indivíduo. O objetivo é que os limites individuais sejam respeitados e haja uma relação de convivência harmônica, além de apoio e acolhimento individualizado.
As atividades acontecem sempre no contraturno escolar, das 13h às 16h, às segundas, terças e quartas-feiras.
Além de buscar, construir e praticar movimentos que fomentem a inclusão e a equidade para as pessoas com deficiência – foco prioritário do projeto –, o Instituto Incluir entende que diferentes espaços sociais e educacionais precisam oportunizar a participação de todas as pessoas, neste sentido, pessoas sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social, também participam de programas específicos voltados a pessoas que têm deficiência.
Em apenas quatro meses de projetos neste núcleo de atendimento, a iniciativa realizou mais de 9,5mil atendimentos diretos e cerca de 29 mil indiretos a pessoas com e sem deficiência e suas famílias que vivem em vulnerabilidade social.
Implementado em junho de 2024, o Brasil Diversidade Novos Valores II, juntamente com outros projetos do instituto incluir, destina vagas a pessoas sem deficiência e em situação de vulnerabilidade.
E, assim como os outros projetos do Instituto Incluir, o programa é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência.
Atuação país afora e premiação do governo federal Além de Xerém, o projeto é desenvolvido em dois outros polos: Baía da Traição, na Paraíba, em parceria com a Secretaria de Educação da Baia da Traição, onde são atendidos crianças, jovens e adultos da região e da Etnia Potiguara, povos indígenas do litoral norte da Paraíba; e Vera Cruz, na Bahia, Ilha a aproximadamente 14 Km de Salvador, que está recebendo o primeiro projeto social da região em parceria com a Secretaria de Educação de Vera Cruz.
O programa está inserido em um complexo que oferece serviços voltados à reabilitação, prevenção à violência e espaços educacionais, que visam à promoção de inclusão social, à acessibilidade e ao fortalecimento comunitário, além de contar com o patrocínio das seguintes empresas: Nubank e Deloitte.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO FERRO MACEDO JUNIOR
[email protected]