De acordo com a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de mulheres donas de negócios no Brasil alcançou 10,3 milhões, marcando um aumento significativo de 30% entre 2021 e 2022.
O estudo do Sebrae revela que a maioria dessas empreendedoras atua no setor de serviços, representando 34,4% do total de proprietários de negócios no Brasil. Atualmente, mais de 19 milhões de mulheres estão à frente de seus próprios negócios, o que corresponde a cerca de 45% do universo empreendedor brasileiro.
Além disso, dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam que as brasileiras representam 46% dos empreendedores iniciais no Brasil. Destas, 40% têm planos de expandir seus negócios, com a perspectiva de criar entre uma a cinco novas vagas de emprego, demonstrando o impacto positivo do empreendedorismo feminino na geração de oportunidades e no fortalecimento do mercado de trabalho.
Neste contexto, destacamos algumas empresas lideradas por mulheres, que não só estão quebrando barreiras em seus respectivos campos mas também estão estabelecendo novos padrões de liderança, inovação e sucesso.
Nimbi - Carolina Cabral
Carolina Cabral é mãe do Gustavo e esposa da Patricia, nascida em Joinville (SC), formada em Administração. Ingressou na Nimbi em 2006 como estagiária no escritório localizado na Cidade de Joinville (SC), a CEO tinha apenas 19 anos. Ela passou por grandes projetos nas Cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em áreas como BPO, Central de Compras, Leilão, Consultoria de Compras, Logística, Implantação, Relacionamento com o Cliente, Comercial e Marketing. Após 15 anos chegou a posição de CEO da companhia repleta de desafios. A Nimbi é uma empresa de Tecnologia, que tem como objetivo impulsionar a economia por meio da democratização do acesso a soluções tecnológicas para Procurement, trazendo mais eficiência e competitividade para empresas de todos os tamanhos. Atualmente, a empresa conta com 100 colaboradores e o clima de oportunidade e diversidade é um dos diferenciais da companhia para manter o seu crescimento.
Make the Way - Mônica Cerqueira
A Make the Way, startup dedicada à transformação digital, que oferece soluções baseadas em IA, business intelligence e analytics, para promover a fusão entre a tecnologia e o universo corporativo tributário, é comandada por Mônica Cerqueira. Ela é a irmã mais velha de três meninos e filha de pais que buscavam uma situação de vida melhor para a família. Mônica já trabalhou como entregadora de panfletos, manicure, recepcionista e atuou em uma indústria de poliuretano. Aos 22 anos, teve sua primeira oportunidade na área fiscal onde era digitadora de uma grande empresa. Foi nessa companhia que percebeu que as empresas não tinham autonomia com seus dados e, tampouco tinham suportes eficientes para compreender como poderiam ser corretas com o governo e, em contrapartida, se beneficiar do que é delimitado nas diretrizes impostas pelo mesmo. Com essas informações e conhecimentos adquiridos, ela pediu demissão e decidiu empreender nesse ecossistema aos 28 anos. Fundou a Make the Way que, atualmente, conta com 32 funcionários. Com a empresa, ela conseguiu realizar realizou um dos seus sonhos de estudar em Cambridge; teve a oportunidade de entender como o mundo estava aplicando a IA e o ML; fundou um POC em Lisboa e na Áustria.
Lev Negócios - Dayanne Husein
Vinda de uma família refugiada da Cisjordânia para o Brasil, Dayanne apresenta uma sólida trajetória profissional somada a história familiar impressionante com forte apreço pelo empreendedorismo, instigado pelo seu avô, que ao sair de um local de guerra e chegar ao país, sem ao menos falar português, vendia roupas de porta em porta e faleceu como um grande empresário de confecções.
Sua paixão pelo empreender foi iniciada desde o colegial com experiências em vendas de produtos como Natura, Avon e chocolates durante a faculdade. Dayanne também é graduada em Administração de Empresas e buscou aprimorar suas habilidades com cursos em coaching, liderança, PNL e psicologia positiva, culminando no título de Master Coach pelo Instituto Brasileiro Coaching (IBC).
Com seis anos de trabalho na Unimed, Husein consolidou sua expertise e ascendeu na Bevi Cred, chegando ao cargo de Diretora Comercial. Em 2021, assumiu a posição de CEO e sócia na Lev, liderando uma significativa transformação na empresa de 13 anos de mercado. Realizou reestruturações, implementou mudanças de marca e estratégias, contribuindo para o crescimento e sucesso contínuo da organização. Destaca a conquista pessoal de conciliar a maternidade com o papel de CEO, vendo seu trabalho como uma contribuição para construir um futuro melhor para seus filhos. Busca ser exemplo de determinação e realização, transmitindo a importância do comprometimento e felicidade na vida profissional e pessoal.
Ingrid dos Santos - CEO da Indra Energia
Ingrid dos Santos é uma profissional dedicada a impulsionar a transição do mercado livre de energia para um futuro mais sustentável e econômico. Possui mestrado em Engenharia Nanoeletrônica e é engenheira eletricista pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial de SP. Com grande experiência em liderança estratégica na comercialização de energia, Ingrid colabora ativamente com stakeholders chave para fortalecer parcerias e expandir a presença no mercado.
Desde outubro de 2019, Ingrid dos Santos atua como CEO do Grupo Indra Energia, liderando estrategicamente a comercializadora de energia. Sua gestão se destaca pela colaboração ativa com stakeholders chave, fortalecendo parcerias e ampliando a presença no mercado. Sob sua liderança, a empresa alcançou eficiência operacional significativa, principalmente na área comercial, através de uma supervisão eficaz das operações diárias. Ingrid tem sido fundamental no impulsionamento da visão da empresa para um futuro mais sustentável e econômico no mercado energético.
Lourdes Maria Duarte - presidente da Minancora
A Minancora é uma empresa brasileira com mais de 100 anos de história e tradição no mercado dermatológico e, recentemente, com cosméticos. Fundada em 1915, hoje, a empresa é comandada pela presidente Lourdes Maria Duarte, que assumiu a direção em 1993. Formada em Direito, onde seguiu carreira durante dez anos antes de chegar à presidência da companhia, Lourdes também é especializada em Gestão Administrativa.
Reconhecida pela tradicional pomada Minancora, a empresa também lançou sabonetes líquidos, cremes antissinais e barras antiacnes, destinadas para o público mais jovem, e aposta em estratégias nas redes sociais para reforçar ainda mais a história da pomada mais famosa do país.
Juliana Stephanie - CEO da PETFriendly Turismo
Juliana, CEO da empresa PETFriendly Turismo, é uma mulher multifacetada com uma trajetória marcada por dedicação e paixão. Médica veterinária e mestre em Ciência Animal pela FMVA – UNESP, Juliana construiu uma sólida base acadêmica enquanto cuidava de Thor, seu fiel companheiro desde 2007. Sua busca por excelência a levou a viver em diferentes partes do mundo, incluindo Araçatuba, Espanha, Canadá e Texas, Estados Unidos, onde trabalhou em uma multinacional da área de reprodução animal. Apesar do sucesso profissional, Juliana enfrentou desafios pessoais, especialmente ao deixar Thor no Brasil devido a preocupações com transporte e documentação. No entanto, sua determinação em unir sua paixão por animais com seu amor por viagens a levou de volta ao Brasil, onde fundou a PETFriendly Turismo. Agora, Juliana realiza seu sonho de explorar o mundo enquanto proporciona experiências inesquecíveis para outros amantes de animais.
Claudia Frazão - Frazão Leilões
Claudia Frazão, que há uma década lidera a Frazão Leilões, transformou a empresa em uma das referências no setor de leilões no Brasil. Advogada por formação, Claudia trabalhou por sete anos em um escritório de advocacia até ser convidada, em 2009, por seu pai, Carlos Alberto Frazão, para reestruturar o negócio familiar. O desafio profissional rapidamente se tornou uma paixão, e ela assumiu de vez a condução da empresa. Ao longo dos anos, Claudia enfrentou as dificuldades do mercado, especialmente durante a crise econômica que afetou o setor imobiliário, com poucos compradores e muitos vendedores. Além de lidar com as oscilações do mercado, ela equilibra seu papel como empresária e mãe, impondo regras para conciliar os dois papéis. Mesmo nos momentos em que a venda de um imóvel não é concretizada, Claudia destaca que seu compromisso é garantir a transparência e a confiança em todo o processo, sempre buscando o melhor para seus clientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA PALHARES
[email protected]