07/10/2024 às 16h39min - Atualizada em 08/10/2024 às 12h02min

Empresária indiciada por homicídio após morte de influencer impulsiona debate sobre regulamentação do ato médico

Entidades médicas alertaram para os riscos de procedimentos realizados por profissionais não qualificados, destacando a necessidade de proteção à saúde da população.

SNA ASSESSORIA EMPRESARIAL
https://agenciamithi.com.br/
João Macedo/Agência MiThi
 

Empresária indiciada por homicídio após morte de influencer impulsiona debate sobre regulamentação do ato médico

Entidades médicas alertaram para os riscos de procedimentos realizados por profissionais não qualificados, destacando a necessidade de proteção à saúde da população.

Crédito: SBD-DF

Legenda: Unidos pela saúde e pela segurança dos pacientes: representantes de entidades médicas reafirmam o compromisso com o exercício legal da medicina e a defesa do ato médico durante o II Fórum do Ato Médico.

 

A Dra. Luanna Caires Portela, presidente da  Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD-DF), durante o II Fórum do Ato Médico, organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), destacou a importância de regulamentar a prática médica e proteger a saúde da população. 

O evento ocorre em meio à repercussão do caso da empresária Grazielly da Silva Barbosa, indiciada por homicídio após a morte da influencer Aline Maria Ferreira devido à prática ilegal de medicina. 

Dra. Luanna Portela ressaltou que o crescente número de complicações e mortes devido à atuação de profissionais não qualificados exige uma resposta firme: "Hoje, qualquer conselho profissional da área de saúde pode emitir uma resolução na qual autoriza o  profissional não médico  a fazer procedimentos estéticos invasivos, que são parte do ato médico. Isto coloca a população em risco, com crescente número de mutilações, deformidades e mortes e estamos alertando o Ministério Público e o CNJ sobre essa situação".

Durante o fórum, foi discutida a importância de garantir que procedimentos estéticos invasivos sejam realizados exclusivamente por profissionais médicos, com o objetivo de proteger a segurança dos pacientes. 

O desembargador Diaulas Costa Ribeiro destacou a relevância da fiscalização para evitar a prática de procedimentos ilegais, enquanto Otávio Marambaia dos Santos, presidente do CRM-BA, discutiu o papel da Justiça na defesa dos consumidores e pacientes mais vulneráveis.

Além disso, a Dra. Ana Regina, dermatologista,  alertou que o número de pacientes que precisam de atendimento emergencial após procedimentos estéticos aumentou em 35% nos últimos dois anos, enfatizando a necessidade de maior controle e regulamentação sobre quem realiza esses procedimentos.

O evento também apresentou o "Pacto pela Segurança do Paciente", reforçando o compromisso com a regulamentação do ato médico, e contou com a participação de Carlos Barcaui, presidente eleito da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que destacou a importância de ações que garantam a segurança dos pacientes na prática dermatológica.

Sobre o Ato Médico

O Ato Médico refere-se ao conjunto de atividades e prerrogativas exclusivas dos profissionais da medicina, regulamentadas por leis e normas. Essa legislação visa garantir que apenas médicos habilitados realizem diagnósticos, tratamentos e intervenções na saúde, assegurando a segurança e o bem-estar dos pacientes.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia - DF:
A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Distrito Federal (SBD-DF) é uma entidade regional sem fins lucrativos que representa os dermatologistas no Distrito Federal. Com o compromisso de promover a saúde da pele e garantir a qualidade dos tratamentos dermatológicos, a SBD-DF atua na capacitação de profissionais, no fomento à pesquisa e no esclarecimento da população sobre cuidados e prevenção. A entidade defende que procedimentos dermatológicos sejam realizados exclusivamente por médicos qualificados, visando assegurar a segurança e o bem-estar dos pacientes.

Serviço

Sociedade Brasileira de Dermatologia - DF (SBD-DF)

Onde: SCES trecho 03 conjunto 06 sala 208  Cep: 70.200-003

Instagram:  @sbddistritofederal

Site: sbddf.org.br

Telefone:   (61) 99654-1524

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUELY NEVES DE ASSIS ARAGAO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.