O Dia das Crianças se aproxima e um desafio dos pais é presentear os filhos com algo que fuja dos eletrônicos e resgate a essência do brincar. Esse foi um dos propósitos que estimulou a criação da Eu Amo Papelão, iniciativa que, por meio de brinquedos feitos 100% do material, visa entregar uma experiência para além da diversão.
De casinha a castelo, de carro a avião, a brincadeira começa já na montagem, unindo pais e filhos na missão de dar forma ao brinquedo. O processo envolve, ainda, pintura personalizada com tinta guache ou colagem de adesivos e, por traz do lazer, está uma significativa contribuição ao desenvolvimento da criança.
“Ao montar e pintar, as crianças fortalecem suas habilidades motoras, aprimorando a destreza manual. Como exige atenção e paciência, também ajuda a desenvolver a capacidade de concentração, e a criatividade é estimulada, já que pintar e decorar permite que as crianças expressem suas ideias e emoções”, fala Eduardo Mazurkyewistz, pai de três filhos e diretor do Grupo Mazurky, proprietário da Eu Amo Papelão.
Planejamento é outro ponto despertado na criança. As etapas de montagem exigem que elas pensem criticamente sobre como chegar ao resultado, promovendo habilidades de resolução de problemas. Ao montar o brinquedo junto com a família, a criança aprende, ainda, a trabalhar em equipe, compartilhando ideias e ajudando uns aos outros.
Em mais um aspecto do que esses brinquedos podem proporcionar está um aprendizado importante e cada vez mais necessário nos dias de hoje: o respeito ambiental, uma vez que o papelão é um material 100% reciclável. “Utilizar um brinquedo de papelão reciclável ensina sobre a importância da sustentabilidade e o impacto dos resíduos no meio ambiente”, diz Mazurkyewistz.
Ao terminar o trabalho, ver o projeto finalizado dá às crianças um senso de realização, o que aumenta a confiança em suas habilidades.
Inclusão
Além de divertir, os brinquedos também têm um importante papel de representatividade e inclusão. Para que toda e qualquer criança se sinta parte das brincadeiras, a Eu Amo Papelão criou personagens que representam crianças cadeirantes, com deficiência auditiva e agenesia de membro - desenvolvimento incompleto de parte do corpo. Foi essa última condição, inclusive, que deu origem à linha de brinquedos inclusivos. Roberta, filha de Simone Menda – à época proprietária da EAP, pediu uma boneca que se parecesse com ela. A menina nasceu com alguns dedos das mãos diferentes devido a uma brida amniótica. A mãe, então, contatou diversas empresas de brinquedos, mas não encontrou nenhuma que tivesse ou fizesse o brinquedo com esse perfil. Foi então que viu a necessidade de um projeto em que todas as crianças se enxergassem e se sentissem protagonistas de suas brincadeiras, contando suas próprias histórias.
“Não se trata de personagens, mas de crianças reais. E mais do que a questão da inclusão, esses brinquedos reforçam, a todas as crianças, o respeito, a valorização à diversidade humana e o convívio entre todos. Transmitindo essas mensagens desde cedo, criamos crianças mais conscientes, capazes de agir com mais empatia e altruísmo”, salienta Simone.
Os bonequinhos de papelão, que podem ser inseridos em cenários do mesmo material, como escola ou praça, também podem ser personalizados pela criança, por meio de pintura. Além das figuras que representam as crianças com deficiência, a linha traz, ainda, personagens com outras características físicas específicas, como com óculos, com cabelos crespo ou raspado, acima do peso, e orientais.
“A Eu Amo Papelão entrega uma experiência única para crianças e para adultos, promovendo momentos de descoberta, interação e conexão, brincadeiras únicas que respeitam e estimulam o desenvolvimento da personalidade de cada criança”, conclui Mazurkyewistz.
Crédito da foto: Divulgação
Legenda: De casinha a castelo, de carro a avião, a brincadeira começa já na montagem, unindo pais e filhos na missão de dar forma ao brinquedo
Sobre a Eu Amo Papelão – A Eu Amo Papelão traz a proposta de brinquedos nos quais adultos e crianças possam brincar juntos, aliando diversão e criatividade, proporcionando momentos felizes em família, através do papelão, com, ainda, mais um propósito: o da sustentabilidade. Conheça mais em loja.euamopapelao.com.br.
Sobre o Grupo Mazurky — Há mais de uma década no mercado, a Mazurky é uma empresa especializada em soluções em papelão ondulado, como caixas de papelão, displays, PDVs (pontos de venda) e projetos especiais. Localizada em Mauá, ao lado do Rodoanel, na região do ABC Paulista, a organização investe em tecnologia de ponta, com equipamentos de última geração e alta capacidade para a produção de embalagens em todos os tamanhos e formatos, podendo ser produzidas desde o Kraft pesado ao papelão reciclado.
Assessoria de imprensa - Predicado Comunicação
Fátima Costa – [email protected] (11) 99748-1732 WhatsApp
Carolina Santaro – [email protected] (11) 99571-7400 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] - (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]