O ano de 2024 está sendo marcado por grandes incêndios que têm castigado muitos produtores, até dizimando diversas lavouras. Segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que utiliza análise via satélite, no período de 01/01/2024 até 22/09/2024, foram registrados 200.013 focos. Esse valor representa uma diferença de 98% em relação aos 100.789 casos contabilizados no mesmo período de 2023.
Entre o setor mais atingido está o canavieiro. De acordo com os dados da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), até o fim de agosto, somente nos canaviais paulistas, as queimadas alcançaram uma área de mais de 181 mil hectares, elevando os prejuízos a R$ 1,2 bilhão, em decorrência dos efeitos na cana em pé, nas soqueiras e na má qualidade da matéria-prima, além dos custos de manejo e replantio.
Para que catástrofes dessa magnitude não se repitam nos próximos anos, é fundamental um eficiente plano de contingência, ou seja, é necessário adotar algumas medidas de boas práticas de prevenção. De acordo com Sandro Morete, Coordenador de Manutenção na GAtec, empresa que desde julho faz parte da Senior Sistemas – multinacional referência em soluções de gestão, ações simples podem gerar resultados importantes, principalmente para prevenção. “Cenas como temos visto de canaviais inteiros em chamas não podem se repetir mais. Além de ser um grande impacto ao meio ambiente e à economia, é um prejuízo irreversível aos produtores. Portanto, para ajudar nessa missão, elencamos algumas ações que certamente farão a diferença”, destacou.
Ações preventivas
Existem diferentes protocolos e muitas ações que podem ajudar a minimizar os impactos das queimadas ou até mesmo auxiliar a evitar futuros focos de incêndio nos períodos mais secos do ano. Essas práticas, além de preservar a lavoura, também serão úteis quanto à proteção da vida das pessoas envolvidas. Entre as principais medidas pode-se destacar:
Sobre - A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista e faz parte da Senior Sistemas, referência nacional em soluções de gestão, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio, como softwares agrícolas. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a GATec conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MATOPIBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes que somam 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária. Hoje são mais de 1,2 mil empresas do ramo de agronegócio atendidas pelas soluções da Senior.
Mais informações em www.gatec.com.br e www.senior.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KASSIANA CRISTINA BONISSONI
[email protected]