Parceria entre a Escola do Funileiro e Norton Abrasivos visa capacitação técnica na área de reparação automotiva
O objetivo é fornecer mão de obra qualificada para as empresas do segmento
Setembro de 2024 – Com o crescimento do setor de autopeças, puxado pela demanda de carros usados, envelhecimento da frota e aumento da exportação, cresceu também a procura por mão de obra especializada no País. De acordo com a Agência Fraga, são mais de 45,7 milhões de veículos em circulação.
Um mercado valioso que, só no Brasil, soma mais de 120 mil oficinas em reparo automotivo em funcionamento. Em 2023, o mercado registrou crescimento de mais de 20% na demanda por mão de obra técnica. Esse movimento impulsionou a criação de novos negócios, como é o caso da Escola do Funileiro, inaugurada em 2019, na capital paulista, e que já formou mais de 6 mil alunos.
Fundada por Sandra Nalli, que acumula mais de 20 anos de experiência no setor, a escola oferece formação nos segmentos técnicos automotivos, regulação de sinistros de automóveis, bem como serviço de reparação em funilaria. O modelo autossustentável e no formato de rede própria e franquias, chamou atenção da marca da multinacional Norton, atualmente líder no setor de abrasivos, reconhecida mundialmente há 140 anos. Só no Brasil, são quase 70 anos de atuação também no segmento de reparação automotiva.
“Identificamos vários atributos na parceria que coincidem com a nossa cultura de empresa para transformar o futuro da reparação automotiva no Brasil. A união da Norton à Escola do Funileiro é um marco importante que reforça nosso propósito de tornar o mundo um lar melhor (Making The World A Better Home). O acordo vai além da técnica, é movido pelo impacto econômico e social. Juntos vamos capacitar mais profissionais, impulsionando o mercado”, diz a Vice-Presidente da Saint-Gobain Abrasivos América do Sul, Camile Harrissart, que também é responsável pela área de governança do projeto.
Um desses diferenciais percebidos pela multinacional é a tecnologia atrelada aos aplicativos “Emprega Mecânico” e “Emprega Funileiro”, que conectam alunos formados e o mercado de trabalho sem custo algum. Desde que foram criados, já empregaram mais 1,5 mil alunos e são mais de 32 mil candidaturas por ano. O profissional deve se cadastrar nas vagas disponíveis e pode ser contratado a qualquer momento após formado.
“Até o final de 2025, o objetivo é formar 4 mil alunos e projetamos levantar 18 novas unidades até o final de 2028, bem como capacitar mais de 50 mil. A parceria com essa gigante do mercado possibilitará que mais jovens ingressem no mercado de trabalho por meio de uma educação acessível, inovadora, inclusiva, além de elevar o reconhecimento das competências técnicas”, afirma a CEO e fundadora da Escola do Mecânico, Sandra Nalli.
Em alta
O mercado automotivo pode chegar a U$$ 25 bilhões até 2040, é o que revela dados da recente pesquisa da McKinsey & Company. Segundo o estudo, “o aumento da frota se dará pelo aumento crescente da população adulta e da renda per capita. Apesar do aumento no volume de elétricos, os carros à combustão vão seguir como a maior parte da frota brasileira, e a comercialização de seus componentes deve apresentar um crescimento ainda relevante até 2030.
Enquanto isso, a venda de componentes dos elétricos apresentará o maior crescimento no período, apesar da participação ainda limitada no mercado até 2040”.
Sobre a Escola do Funileiro
Em um laboratório moderno e robusto, a escola oferece treinamentos e consultoria nos segmentos técnicos automotivos e de regulação de sinistros de automóveis, bem como serviço de reparação em funilaria. A primeira unidade está localizada em Santana, na zona norte de São Paulo.
A programação dos cursos tem como público-alvo central profissionais que queiram ingressar no segmento de reparação automotiva, regulação de sinistros, gestão de oficinas, estética automotiva e profissionais e empresas que buscam por constante especialização. Entre os cursos oferecidos estão inspeção de sinistro, martelinho de ouro, estética automotiva, reparo rápido, colorimetria e preparação de pintura, 100% online à distância e semipresencial.
Sobre a Escola do Mecânico
Fundada em 2011 por Sandra Nalli, é um negócio de impacto social, que oferece formação e empregabilidade em mecânica em todo Brasil. Nasceu com a missão de formar profissionais qualificados para o mercado de reparação automotiva, gerando impacto social e renda. Hoje, é referência na qualificação de milhares de mecânicos disputados no mercado de trabalho, nas áreas de Linha Leve, Pesada e Motocicletas.
Com sede em Campinas, interior de SP, conta com 42 unidades entre rede própria e franquias espalhadas em nove Estados brasileiros (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Paraná). Desenvolveu o aplicativo “Emprega Mecânico”, gratuito, que conecta alunos formados e o mercado de trabalho.
A escola recebeu investimento da Yunus Corporate, conhecido como o banco dos pobres e dos negócios sociais, que aportou R$ 1 milhão – um dos poucos negócios fundados por uma mulher a ser selecionado para receber o investimento.
Sobre a Norton
A Norton, marca do grupo Saint-Gobain, é líder no setor de abrasivos, reconhecida mundialmente e fornece, há 140 anos no mundo e 67 anos no Brasil, soluções em abrasivos para cortar, modelar e finalizar vários tipos de materiais para diversas indústrias, principalmente, construção civil, mecânica, móveis, manutenção e reparos e automotiva.
Nos últimos anos, a empresa investiu consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento, na implementação de novas tecnologias de grãos abrasivos, na otimização das ligas, em manufatura digital e, principalmente, em capacitação, oferecendo diversos workshops, treinamentos de segurança, aplicação e de gestão em modelos itinerantes com o projeto Norton na Estrada, um centro de treinamento automotivo móvel; físicos, através dos promotores e centros de excelência; e digitais na plataforma Norton Academy.
Além disso, a sustentabilidade está no centro de todos os investimentos em pesquisa e em novas tecnologias. Isso inclui a adoção de práticas focadas em reduzir a própria pegada ambiental, mas também a promoção do uso responsável dos recursos do mercado de abrasivos, contribuindo para que clientes e parceiros também alcancem objetivos de sua jornada sustentável.
Para mais informações sobre a Escola do Funileiro:
Adriana Veronez
(11) 96711-3723
Para mais informações sobre a Norton Abrasivos:
[email protected] ou [email protected]
(11) 99834-7534
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAYRA APARECIDA RAMOS REIS
[email protected]