Não é novidade que o marketing digital se tornou essencial para qualquer empresa. Ele permite escalar o alcance de uma marca de forma rápida, segmentada, mensurável e eficiente. Segundo um levantamento recente da Ebiquity, os investimentos em publicidade digital no Brasil somaram R$ 30 bilhões em 2023, representando aproximadamente 46% do total de investimentos em publicidade — enquanto isso, nos Estados Unidos, a representação do digital já está na casa dos 60%.
As redes sociais desempenham um papel fundamental no marketing digital, já que podem funcionar tanto para construção da imagem e reputação online, quanto para relacionamento e até mesmo para venda. Não por acaso, elas têm tido um impacto significativo no consumo brasileiro há alguns anos, especialmente entre os jovens. De acordo com dados da PwC, 77% dos consumidores brasileiros já compraram produtos recomendados nas redes sociais, e cerca de 45% dizem que as redes são a principal fonte de inspiração para suas compras.
Um dos caminhos para alavancar o negócio nas redes sociais são as trends, pois permitem que as marcas se conectem com o público de forma relevante, atual e, em alguns casos, surpreendente. As trends ajudam, fundamentalmente, a aumentar a visibilidade da marca e o engajamento. Segundo uma pesquisa do Google, 40% dos usuários de internet veem as marcas de forma mais positiva quando elas participam de trends relevantes.
Aposte em conteúdos autênticos e envolventes
Embora as trends sejam eficientes, é importante ressaltar que não há fórmula para viralizar. É necessário conhecer profundamente a audiência, focar na pertinência do assunto abordado e, principalmente, ter resiliência. É preciso testar, testar e testar. Dessa forma, conteúdos autênticos, envolventes, com toque de humor e facilmente compartilháveis têm mais chances de fazer sucesso. Dados da HubSpot apontam que 45% dos consumidores são mais propensos a compartilhar vídeos que sejam engraçados e 37% compartilham vídeos que sejam inspiradores.
Outra dica é contar com a colaboração de influenciadores, além de estar atento às trends atuais e participar delas rapidamente. A sazonalidade também pode ajudar na pertinência da trend, como as estações do ano, datas comerciais e promocionais, períodos de alta atividade e consumo de conteúdo online etc. Outra pesquisa da HubSpot mostra que campanhas sazonais podem aumentar a taxa de conversão em até 25% ou mais, dependendo do ramo de atividade da empresa.
Em relação à frequência das postagens, não há um limite a ser explorado, até porque as trends são temporais e com tempo de vida curto. Mas, assim como em qualquer outro tipo de conteúdo, a gestão de pauta é super importante. Não se deve sobrecarregar a audiência com excesso de trends, já que isso pode levar à rejeição.
Crie diferentes abordagens para cada canal
Não só as trends, mas os conteúdos de forma geral devem ser distintos de canal para canal. O tema até pode ser o mesmo, mas a forma definitivamente deve ser diferente. No YouTube, por exemplo, formatos mais longos e informativos funcionam bem, como talk shows, tutoriais e vlogs. No Instagram, vídeos de média duração e fotos autênticas e de alta qualidade são mais eficazes. Já no TikTok, vídeos curtos, reais, criativos e desafiadores são os que mais engajam.
De acordo com a Sprout Social, 80% dos profissionais de marketing afirmam que entender as especificidades de cada plataforma é indispensável para o sucesso das campanhas. Em geral, não é necessário contratar especialistas, mas isso pode contribuir, principalmente em segmentos em que é mais complexo desenvolver conteúdos virais, como, por exemplo, a indústria de varejo de produtos de higiene pessoal e bem-estar. Ter profissionais especializados em marketing digital, focados em conhecer as marcas, certamente ajuda nesse sentido.
Cuidado com a viralização negativa
Existem diversos perigos potenciais ao buscar a viralização. Toda trend é viral, mas nem toda trend tem pertinência para a sua marca, produto ou serviço. Por isso, reforço novamente a importância da relevância do conteúdo. O posicionamento e tom de voz da marca é e sempre deve ser soberano. Participar de trends controversas, por exemplo, pode causar efeito rebote ou backlash.
Para evitar esses riscos, é essencial entender profundamente o contexto das trends, ser autêntico e transparente, além de estar preparado para gerenciar crises de reputação, se necessário. Segundo a Sprout Social, 60% dos consumidores confessam que a autenticidade é o principal fator que atrai a atenção para conteúdos virais.
*Guto Cunha é diretor de marketing da FreeBrands, house of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, Free Wipes, Kissu, Beta e Vedika. E-mail: [email protected]
Sobre a FreeBrands
Consolidada como house of brands do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a empresa foi criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitários do país, criado em 2015; Free Wipes, os lenços umedecidos antissépticos; Kissu, spray bucal que elimina o mau hálito; Beta, linha de cosméticos que inclui hidratantes labiais e hidratantes de mãos com a mais moderna tecnologia; e Vedika, linha de difusores de varetas e óleos essenciais 100% puros e naturais. A empresa mira novas estratégias para fortalecer suas marcas e produtos no país e potencializar sua internacionalização. Para saber mais, acesse: www.freebrands.com.br.
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