24/09/2024 às 12h24min - Atualizada em 29/09/2024 às 08h00min

5 mitos sobre abrir um negócio sem dinheiro

Mentor de startups desconstrói ideias e alivia novos empreendedores

AUSTIN CHRISTOPHER
Assessoria
Imagem de Freepik

O Brasil registrou o surgimento de 859 micro e pequenas empresas em 2023. Esses segmentos abriram mais de 1,1 milhão de vagas de emprego nesse mesmo ano, mas muitos empreendedores ainda estão um passo atrás na contratação de uma equipe. Criadores de novos negócios muitas vezes têm que lidar com  todo trabalho para si, os desafios do desenvolvimento de um bom produto e da conquista do público-alvo, e principalmente a falta de dinheiro para fazer o sonho crescer. 

No meio de tantas complicações, é fácil acreditar que nada vai para frente sem altos investimentos, mas não é bem assim. O empreendedor da tecnologia Leandro Navatta conta 05 mitos sobre abrir uma empresa sem dinheiro. Leandro já fundou três negócios no setor e hoje atua como mentor na FGV Ventures, aceleradora de startups da Fundação Getúlio Vargas, e na Associação Brasileira de Startups, além de liderar a área de tecnologia da Pixel Roads, seu mais novo empreendimento de mídia digital. Descubra alguns mitos que podem trazer esperança para novos empreendedores: 
 

1. Você precisa de muito dinheiro no começo 

Não é preciso ter muito dinheiro ou um investidor logo de cara. Com organização e um bom planejamento, é possível começar pequeno. Muitos negócios não exigem um grande investimento inicial, sendo muito mais difícil fazer com que um cliente confie em uma empresa nova do que qualquer outra coisa e isso envolve a confiança com a qual o produto é apresentado. Também é importante saber precificar o produto ou serviço para que, conforme novas oportunidades surjam, você tenha fôlego para fazer investimentos gradativamente.

2. Você precisa de uma equipe enorme para começar 

Muita gente pensa que precisa contratar várias pessoas para tirar as ideias do papel, mas não é necessário que isso seja uma prioridade. No começo, você pode fazer muita coisa sozinho ou com a ajuda de um sócio, isso ajuda a dividir as responsabilidades e a manter os custos baixos. Hoje em dia, a tecnologia facilita bastante o dia a dia, permitindo que você automatize várias tarefas.

3. Você precisa de um produto perfeito 

Não se preocupe em criar algo perfeito logo de início. O produto precisa ser bom o suficiente para atender as expectativas dos clientes, mas não tem que ser impecável. Perfeição custa caro e consome muito tempo. Foque em entregar valor e, com o tempo, você pode melhorar o que oferece.

4. Marketing é caro 

É comum pensarmos que boas estratégias de marketing, como as das grandes marcas, precisam de altos investimentos. Dá para fazer muito com pouco dinheiro, desde que você seja criativo e saiba onde investir. Foque em nichos específicos, nos públicos mais importantes para o seu crescimento, e use ferramentas que são acessíveis, como as redes sociais, para divulgar seu negócio. Para além do digital, eventos abertos e gratuitos são sempre uma oportunidade de apresentar seu produto. No começo, o que importa é vender e você precisa ser o melhor vendedor possível do seu produto. Caso precise de ajuda, existem ferramentas que permitem você investir no mundo de anúncios digitais com um bom custo-benefício, independente do tamanho do seu orçamento.

5. Preciso me demitir do meu trabalho e me dedicar integralmente 

Grandes negócios já começaram como um projeto paralelo, o que permite testar a ideia sem prejudicar sua renda principal. É válido ter paciência para se desenvolver sem se sobrecarregar. Com o tempo, conforme a empresa cresce, você pode aumentar sua dedicação e, se tudo der certo, fazer a transição completa. O importante nessa fase é a consistência de reservar um tempo fixo da semana para cuidar do seu novo projeto, mesmo que sejam apenas algumas horas semanais, e não só fazer quando a disposição chegar.

 

Esses mitos muitas vezes fazem com que as pessoas desistam de abrir um negócio, mas a verdade é que, com um bom planejamento e um pouco de criatividade, é possível começar com pouco dinheiro e transformar uma ideia em realidade.

 

Sobre Leandro Navatta

Leandro Navatta, 30 anos, é formado em Sistemas da Informação pela Universidade de São Paulo (USP) e desde os 13 anos de idade trabalha com Web Design, Programação e criação de produtos voltados para a internet. Além da experiência em desenvolvimento, Leandro lida com gestão, negociação e relacionamento com os clientes de suas empresas. É fundador de três empresas, dentre elas a Pixel Roads, plataforma desenvolvida para agências e anunciantes vincularem suas campanhas de marketing digital para diferentes orçamentos e necessidades. Sua experiência prática o levou para posição de referência em tecnologia, sendo muitas vezes convidado por instituições de ensino para dar aula e palestras. Além disso, é mentor na FGV Ventures, aceleradora de startups da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e na Associação Brasileira de Startups e segue propondo o debate dos impactos da tecnologia nas relações humanas.

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