Entre os dias 2 e 4 de outubro, alunos da rede pública de Jundiaí, no interior de São Paulo, participam do projeto Robótica Cultural nas Escolas. Realizado pela Oliveira Produções e patrocinado pela MAHLE Metal Leve S.A. por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto consiste em apresentar uma peça de teatro que mistura a tecnologia, a sustentabilidade e a robótica.
“A MAHLE apoia o projeto porque acredita que a educação é um pilar essencial na construção de um futuro sustentável. Além da proposta pedagógica, o projeto desenvolve a criatividade e a consciência ambiental sobre a questão da geração de resíduos (lixo). Iniciativas como essa têm um poder transformador na vida e na formação desses alunos” afirma Luana Costa, Coordenadora de Recursos Humanos MAHLE.
Com atividades para cerca de 100 alunos, a peça ajuda a conscientizar os alunos acerca de temas como reciclagem, recursos tecnológicos e o uso da criatividade para a solução de problemas. Todas as atividades carregam os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU. Como atividade complementar, os alunos também participam de oficinas artísticas usando materiais recicláveis na construção de pequenos robôs.
“Esta é uma iniciativa que se utiliza de recursos práticos e lúdicos para aproximar alunos, professores e a comunidade escolar da sustentabilidade. A escola é o ambiente em que os alunos começam a tomar consciência acerca da cidadania, do cuidado com o meio ambiente, do respeito ao próximo e também onde passam a refletir sobre como será o nosso futuro. Neste sentido, além de reforçar os conteúdos já trabalhados por algumas matérias tradicionais, como a física, por exemplo, o Robótica Cultural nas Escolas também incentiva as habilidades sociais como o trabalho em equipe e a resolução de problemas”, completa Luiz Felipe Oliveira, da Oliveira Produções.
Depois de construírem os robôs, os alunos irão participar da Feira de Ideias, evento no qual eles apresentam seus trabalhos e os submetem à avaliação de um júri formado pela equipe do projeto. O aluno responsável pelo robô que for eleito como vencedor - considerando seu funcionamento, a criatividade, o uso dos materiais e a estética - é premiado com um tablet que servirá tanto para os estudos como para uso pessoal.
Para os professores, está prevista uma palestra que fala sobre “A importância do Teatro na Sala de Aula”, ensinando-os a utilizar elementos do teatro no processo de aprendizado. O projeto conta com tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e espaços adaptados a fim de promover e garantir a participação de todos.
Cronograma
EMEB ANNA RITA ALVES LUDKE PROFA - 02/10 À 04/10
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]