21/11/2024 às 12h13min - Atualizada em 22/11/2024 às 08h06min

O aumento na aprovação de vistos para os EUA é consistente para brasileiros.

SAMANTHA DI KHALI
Dra. Ingrid Mc Conville

O Brasil superou a marca de 900 mil vistos americanos emitidos em 2024, com 902 mil autorizações registradas nos primeiros nove meses do ano. Esse volume representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2023, evidenciando o crescente interesse dos brasileiros em viajar ou migrar para os Estados Unidos.

Entre os postos diplomáticos dos EUA no Brasil, o Consulado de São Paulo liderou em setembro, com a emissão de 50.861 vistos, seguido pelo Consulado do Rio de Janeiro (17.611 vistos) e pela Embaixada em Brasília (11.471 vistos). Globalmente, os consulados com maior volume de vistos emitidos em 2024 foram Monterey (76.331), Cidade do México (66.697) e novamente São Paulo, com destaque entre os brasileiros.

A tendência de aumento na aprovação de vistos é consistente. Em 2023, a taxa de rejeição foi de apenas 11,9%, a menor dos últimos nove anos, consolidando o recorde de aprovações. Em 2024, o visto B1/B2, voltado para turismo e negócios, permaneceu como o mais solicitado pelos brasileiros, totalizando 95.257 emissões em setembro. Vistos de intercâmbio (905) e de estudo (169) ocupam a segunda e terceira posições em popularidade no mesmo mês.

O perfil dos brasileiros que visitam ou migram para os Estados Unidos está em constante evolução, aponta Dra.Ingrid Domingues McConville, advogada especializada em imigração. Ela destaca que cerca de 30% dos brasileiros migram em busca de oportunidades de carreira e empreendedorismo, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). "A melhoria na qualidade de vida e a segurança são as principais motivações", afirma.

Além disso, estudantes recém-formados do ensino médio ou graduação estão entre os principais solicitantes de vistos de estudo e intercâmbio. O aumento na emissão de vistos EB-2, voltados para profissionais altamente qualificados com mestrado, doutorado ou especializações, reflete a crescente busca de famílias e indivíduos por oportunidades e bem-estar nos Estados Unidos.

Desde 2017, observa-se um crescimento significativo na emissão de vistos EB-2 para brasileiros, marcando uma mudança relevante no perfil migratório do país. Esse visto, direcionado a profissionais de destaque, reforça a transição para uma imigração mais qualificada, evidenciando um foco em talentos especializados e na busca por estabilidade e melhores condições de vida nos Estados Unidos.

O interesse crescente por vistos americanos ilustra uma tendência clara de aproximação entre Brasil e Estados Unidos, com a diversificação de perfis e objetivos dos solicitantes, fortalecendo laços econômicos, educacionais e culturais entre as duas nações.

Saiba mais sobre vistos para EUA: @dmvisalaw

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.