26/09/2024 às 19h37min - Atualizada em 27/09/2024 às 16h01min
O papel da aviação geral no transplante de órgãos no Brasil
No Dia Nacional da Doação de Órgãos, a agilidade da aviação geral é fundamental para o sucesso dos transplantes no nosso país, que possui dimensões continentais
FOCAL3 COMUNICAçãO
Gustavo Andrade No dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a importância da aviação geral para o sistema de transplantes no Brasil ganha destaque. O Brasil é reconhecido mundialmente como referência nessa área, com o maior sistema público de transplantes do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. Nesse cenário, a aviação geral desempenha um papel crucial ao garantir a agilidade necessária no transporte de órgãos. Enquanto a aviação comercial alcança apenas 191 aeródromos no Brasil, a aviação geral tem acesso a 2.947, ampliando significativamente a capacidade de chegar rapidamente a locais também de difícil acesso e conectar as diferentes regiões do país.
De acordo com o Ministério da Saúde, em números absolutos, o país é o segundo maior transplantador global, atrás apenas dos Estados Unidos. O sistema público brasileiro oferece aos pacientes todo o suporte necessário de forma integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Atualmente, mais de 43 mil brasileiros estão na lista de espera por um transplante.
A Líder Aviação, pioneira no transporte aeromédico no Brasil, atua há mais de 40 anos nesse segmento, contribuindo de maneira significativa para o sucesso do sistema de transplantes. A empresa possui homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar como UTI aérea com aeronaves Phenom 300 (jato) e King Air C90GT (turboélice), especialmente adaptadas para esse tipo de missão. Além disso, segue rigorosos protocolos e procedimentos validados por órgãos como ANAC, ANVISA e COVISA, garantindo que o transporte de órgãos ocorra com total segurança, desde voos curtos até transportes intercontinentais, garantindo que a logística do sistema de transplantes brasileiro funcione de maneira ágil e eficiente.
Segundo Bruna Assumpção, diretora superintendente de aviação executiva da Líder Aviação: "a rapidez no transporte de órgãos é fundamental para salvar vidas. Nossa experiência de mais de quatro décadas no transporte aeromédico nos permite oferecer um serviço de excelência, garantindo que cada etapa do processo ocorra com o máximo de segurança e agilidade. Sabemos que, em muitos casos, cada minuto é determinante, e a aviação geral, aliada à nossa infraestrutura, é peça-chave para que os transplantes aconteçam com sucesso".
Com essa estrutura e experiência, a Líder Aviação reforça seu compromisso em contribuir para o sistema de saúde brasileiro e para salvar vidas por meio de uma aviação segura e eficiente.
A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva da América Latina. Fundada há 65 anos, conta com mais de 1,3 mil colaboradores e uma frota de mais de 50 aeronaves, atuando em cinco unidades de negócio: fretamento e gerenciamento de aeronaves, serviços aeroportuários, vendas e aquisições de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para a indústria de óleo e gás. Com presença em 21 bases operacionais nos principais aeroportos brasileiros, conta com uma equipe bilíngue atuando em escala 24/7 e treinada constantemente para prestar todos os serviços com segurança, agilidade e qualidade. A Líder também oferece serviços de corretagem de seguro aeronáutico, treinamentos em simulador de voo e reparos em pás de helicópteros.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS ALBERTO GIL DE SOUZA
[email protected]