26/09/2024 às 12h08min - Atualizada em 27/09/2024 às 16h01min

Celso Ramos e Campos Novos recebem o projeto “Circuito Cidadania” nos dias 23, 25, 26 e 27 de setembro

Iniciativas visam promover a educação das crianças sobre um trânsito mais consciente

ISABELLE MANCINI
Grupo Komedi

Para promover a educação a respeito do trânsito para crianças, as cidades de Celso Ramos e Campos Novos recebem o projeto "Circuito e Cidadania" nos dias 23, 25, 26 e 27 de setembro.

Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, de 2021, os acidentes de trânsito mataram cerca de 35.032 pessoas nas ruas e rodovias do Brasil. Ou seja: uma morte a cada 15 minutos. 

Ensinar sobre trânsito e cidadania para crianças é crucial para cultivar a consciência sobre a segurança nas ruas e o respeito às normas desde cedo. Abordar temas como semáforos, sinais de trânsito e regras básicas de conduta, como atravessar na faixa de pedestres e respeitar os limites de velocidade, ajuda a construir uma base sólida de conhecimento e comportamento responsável das crianças, preparando-as para se tornarem cidadãos conscientes e seguros no futuro.

Devido a isso, em sua 2ª edição, o projeto "Circuito e Cidadania" tem o objetivo de trazer a montagem e circulação de uma peça teatral interativa sobre cidadania e importância da educação no trânsito. As atividades são realizadas com o público infantil, em instituições públicas, de forma totalmente gratuita.

Os objetivos do projeto incluem a divulgação de informações essenciais sobre as regras de trânsito, por meio da arte e brincadeira. Além disso, visam o desenvolvimento de valores cidadãos, através da experiência com situações no trânsito, aumentar a segurança e o respeito no trânsito, bem como melhorar as relações entre as pessoas e as cidades, incentivando o cuidado e limpeza das vias.

Sinopse da peça

A peça apresenta uma família em uma grande cidade que, pelas experiências vividas em sua rotina diária, irá questionar, discutir e pontuar as necessidades de uma reorganização urbana, que envolve o trânsito, os pedestres, os hábitos na cidade e os problemas das atitudes das pessoas que ali vivem.

A peça terá como tema a melhoria do trânsito e da vida dos habitantes nas pequenas e grandes cidades, tudo com o envolvimento e participação dos futuros cidadãos. 

O espetáculo será dinâmico com um projeto cenográfico e equipe de suporte (monitores) para uma experiência de imersão total, com dinamismo e alegria. Entre os personagens, estão: guarda de trânsito, ciclista, cientista/ambientalista e pessoa com deficiência visual. 

1ª edição do projeto

A primeira edição do projeto "Circuito e Cidadania" aconteceu ao longo de 2 anos, contemplando 16 cidades, em 4 estados diferentes. Ao todo, 4.800 crianças e adolescentes foram impactados pela intervenção teatral, que teve como temas a cidadania, o trânsito e a cidade. 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Circuito e Cidadania" tem a produção de Ricardo Martins, apoio da Komedi/SSP, com patrocínio da Enercan e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

"Somos uma empresa que se preocupa em gerar impactos significativos na sociedade, por isso, valida e apoia iniciativas que promovem a Educação e a inclusão social. Acreditamos que ações como essa são instrumentos de desenvolvimento, interação, bem-estar e aprendizagem, abrindo caminhos para a formação de cidadãos mais conscientes e um mundo mais igualitário”, comenta Cleonice Couto, Analista de Responsabilidade Social da ENERCAN.

Sobre a Enercan:  A ENERCAN (Campos Novos Energia S/A) é a empresa responsável pela Operação, manutenção e administração da Usina Hidrelétrica Campos Novos, construída no leito do rio Canoas, entre as cidades de Campos Novos e Celso Ramos. Seu reservatório abrange também os municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista, todos no estado de Santa Catarina. Com potência instalada de 880 MW e um reservatório com uma área de apenas 29 km², a Usina Hidrelétrica Campos Novos ostenta um dos melhores coeficientes de eficiência energética do Brasil, que é obtido pela razão entre potência instalada e área inundada.

Com o Programa de Sustentabilidade e Investimento Social, a ENERCAN contribui com o desenvolvimento dos municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Campos Novos, apoiando ações e projetos nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança, cultura, crianças e adolescentes, educação, terceira idade e agregação de renda.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Circuito e Cidadania” em Celso Ramos e Campos Novos/SC
Datas, horários e locais:

Celso Ramos/SC

23 e 27 de setembro

N.M.E.B Santo Antônio

N.M Rafaella

 

Campos Novos/SC

25 e 26 de setembro

Grupo Escolar Municipal Deputado Waldemar Rupp


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.