São Paulo, setembro de 2024 – Acessibilidade digital é um conceito que, aos poucos, vem ganhando a relevância necessária no cotidiano das pessoas e no dia a dia das empresas, mas ainda há muito o que evoluir. É o que mostra o Panorama da Acessibilidade Digital, desenvolvido pela Hand Talk e pelo Movimento Web para Todos, em que menos de 1% dos sites são acessíveis e a falta de conhecimento sobre o tema ainda é gargalo para 54% das empresas do Brasil.
A Hand Talk é a startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital e, atualmente, apresenta soluções para ampliar o conhecimento e acesso das empresas e pessoas sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). Em 2024, a Hand Talk alcançou o marco de 1,3 bilhão de palavras traduzidas.
O Hand Talk Plugin é uma ferramenta focada em descomplicar a jornada de acessibilidade da pessoa usuária, além de promover autonomia e controle durante a estada no site da empresa. Pode ser incorporada tanto no site para o público externo quanto na intranet das organizações. A solução também conta com diversos recursos assistivos para pessoas surdas, com dislexia, com deficiência visual, com transtornos neurocognitivos e dificuldades com leituras de textos em geral. Além da inteligência artificial, especialistas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) trabalham para gerar traduções para a plataforma.
Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, comenta que há diversos benefícios para as empresas por implementar uma jornada de acessibilidade. “A inclusão digital, relacionada à responsabilidade social, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e à Agenda 2030. Além disso, também tem relação com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e faz com que a empresa conquiste ainda mais destaques nas buscas, o que gera visibilidade para o site e aumento do tráfego orgânico”, informa.
Para as pessoas interessadas em aprender mais sobre Libras e ASL, o Hand Talk App pode ser o caminho, já que é o dicionário gratuito de bolso para tradução de qualquer uma das duas línguas.
Os usuários têm contato com o Hugo e a Maya, os tradutores virtuais desenvolvidos pela Hand Talk. Eles conseguem traduzir textos ou áudios, consultar um dicionário completo categorizado por temas para auxiliar o processo de aprendizagem, salvar as traduções na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O aplicativo já soma mais de 8 milhões de downloads nas lojas de aplicativos, mais de 1,3 bilhões de palavras traduzidas pelo Hugo e a Maya e é eleito o Melhor Aplicativo Social do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre o Hand Talk App, Tenório defende que acessibilidade digital é um assunto de todos e que é importante disseminar o conhecimento, não tornar algo restrito a determinados grupos sociais e comunidades. “Para tornar um ambiente inclusivo de verdade, todas as pessoas têm um papel fundamental na criação de um espaço seguro, em que todas as barreiras de comunicação são quebradas ou, pelo menos, diminuídas. O Hand Talk App é o caminho para isso. É uma forma de gerar valor para toda a sociedade de forma gratuita e acessível”, conta o executivo.
Sobre a Hand Talk
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAÍS BITTENCOURT JACINTO
[email protected]