24/09/2024 às 11h36min - Atualizada em 25/09/2024 às 08h01min

Caleidos leva dança contemporânea para professores e estudantes de São Paulo

Espetáculo "Entrevista" é um duo de dança que discute interseccionalidades étnicas, raciais, de classe e de sexualidade que atravessam a vida de um artista migrante em São Paulo.

Marcelo Dalla Pria
http://institutocaleidos.com
Divulgação
Nos meses de setembro e outubro, o Caleidos Cia. de Dança realiza o projeto “Leituras da Dança”, que vai contemplar 10 apresentações do espetáculo “Entrevista” para gestores e professores da Rede Pública de Ensino de São Paulo. Desta vez será contemplada a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Antônio Rodrigues de Campos, de Jaraguá, zona noroeste de São Paulo.
 
“Entrevista” com intérprete/criador Franco Salluzio é um espetáculo de dança contemporânea criado em 2022 no formato telepresencial pelo Caleidos Cia de Dança. Em 2024, esta proposta artística é remontada para o formato presencial. “Entrevista” conversa, a partir da dança e da oralidade, sobre a vida de um migrante do Pará na cidade de São Paulo.
 
O espetáculo discute como questões de orientação sexual e de gênero atravessam as relações profissionais, étnicas raciais, de sexualidade e de classe de um artista migrante em suas buscas por sobrevivência e reconhecimento.
 
Inicialmente dirigido a professoras e professores das redes públicas de ensino, no Projeto Leituras da Dança 2024 ampliará seu público para estudantes jovens (Ensino Fundamental 2), funcionários e comunidade escolar da EMEF Antonio Rodrigues de Campos, SME/SP, dando continuidade às propostas de formação artístico-pedagógica e de formação de público junto a esta comunidade escolar.
 
Sobre o “Leituras da Dança”
Concebido e realizado pelo Instituto Caleidos e pelo Caleidos Cia junto a escolas públicas, o Projeto Leituras da Dança é um desenvolvimento do Projeto Dança Escola que, desde 1998, busca integrar à ação artística atividades de cunho formativo junto a gestores, professores e estudantes.
 
A primeira versão de Leituras da Dança foi realizada em 2010, quando o Caleidos  Cia de Dança foi contemplado pelo ProAC Difusão Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tendo atingido cerca de 70 professores e 600 crianças de Educação Infantil da cidade de São Paulo. O projeto foi também desenvolvido a partir de plataformas de financiamento coletivo no ano de 2013, junto a escolas do município de São Paulo.
 
Em 2021, o Projeto Leituras da Dança compartilhou o espetáculo “Coreô Online” com 366 professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Caieiras com apoio do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc. No ano de 2022, o Projeto Leituras da Dança foi realizado telepresencialmente, por meio de emendas parlamentares, junto a professores e gestores da rede municipal de ensino de São Paulo, tendo atingido aproximadamente 1650 profissionais com apresentações dos espetáculos “Coreô Online”, “Entrevista” e “A Viajante”.
 
Em 2024, o Projeto retoma sua forma presencial realizando apresentações do espetáculo “Coreopiá” com aproximadamente 770 professores e estudantes do Ensino Fundamental 1 da cidade de São Paulo.
 
Para fechar o ano de 2024, o Projeto Leituras da Dança realizará dez apresentações presenciais do espetáculo “Entrevista” com Franco Salluzio, dialogando com aproximadamente 300 estudantes do Ensino Fundamental 2, quarenta professores, 15 gestores, 20 funcionários e comunidade escolar. A abertura do projeto será no dia 28 de setembro e a temporada com estudantes, de 17 a 15 de outubro.
 
Depoimentos
O Caleidos tem por tradição, em todos os seus espetáculos, oferecer ao público um Livro de Visitas no qual o espectador tem a oportunidade de manifestar sua opinião sobre o espetáculo assistido. Confira alguns depoimentos de espectadores do espetáculo “Entrevista”, quando de sua estreia, em 2022:
 
Por Ana Costa: “Dança vida! Ver Franco e Isabel dançando é um privilégio. Me emociona. E vejo a fala de Paulo Freire em cada fala e gestos/dança. O dançarino cidadão fazendo uso a sua prática dialética com sua realidade. A escola pode ajudar este aluno a libertar-se da alienação e facilita o aprendizado por meio do desenvolvimento da sua própria autonomia.”
 
Por Renata Baima: “O diálogo construído em cena, entre dança e vida, nos dá uma dimensão histórica, sociológica, artística e cultural do que é SER nesses tempos. Os dados impressionam, o relato emociona, a dança enche os olhos.”
 
Por Soraia Alexandra: “O Franco foi para mim o verdadeiro Macunaíma... Show...”
 
Por Marcia Janini: “Às vezes, os silêncios dizem mais que mil palavras... E podem ser mais violentos que uma bofetada, dependendo do contexto....”
 
Por Ellen Joyce: “Agradeço o convite, a partilha, as memórias que resgatei e as reflexões que pude fazer  surgindo ideias para "por danças no silencio”. Gratidão.”
 
Serviço:
Caleidos Cia. de Dança
Projeto Leituras da Dança
Espetáculo “Entrevista”
Apresentações do espetáculo “Entrevista” para gestores e professores da EMEF Antônio Rodrigues de Campos, de Jaraguá, São Paulo.
Estreia e abertura: Ação formativa dia 28 de setembro.
Temporada com estudantes: de 17 a 15 de outubro.
As apresentações serão fechadas, no Instituto Caleidos
Duração: 45 min.
 
 
Ficha Técnica
Caleidos Cia. de Dança
Direção e concepção: Isabel Marques
Codireção, concepção e dramaturgia: Fábio Brazil
Intérpretes criadores: Franco Salluzio e Isabel Marques
Música original: Jogus Oliveira
Iluminação e cenário: Fábio Brazil
Assessoria de imprensa: Rhizome Comunicações
 
Mais informações:
www.institutocaleidos.com
www.formacaocaleidos.com.br
[email protected]
@caleidos_cia
Fb caleidos cia de dança  e  institutocaleidos

YouTube https://www.youtube.com/c/caleidosdanca
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Marcelo Dalla Pria
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.