São Paulo, 20 setembro de 2024 - A Festo, multinacional alemã de automação industrial, escolheu a Sunergia como integradora exclusiva do projeto fotovoltaico em sua operação no Brasil. Com um investimento de R$ 1.160.000,00, o projeto foi implementado na planta de São Paulo (SP), resultando em um sistema gerador fotovoltaico com capacidade de 318 KWp. Esse investimento já se traduz em um benefício significativo para a empresa, representando 15% da energia consumida pela Festo. O fornecimento de placas fotovoltaicas da AESolar, fabricante alemã Tier 1, reconhecida pelo Bloomberg New Energy Finance e uma das principais marcas premiadas no mercado de energia renovável, foi decisivo para o acordo.
“A Festo tem em seus pilares corporativos a questão da sustentabilidade como algo muito forte. Para 2025, temos metas específicas de neutralizar a geração de CO2 em todas as nossas plantas produtivas e operações a nível global. Em linha com essas metas é que começamos a investir em medidas de eficiência energética e na expansão da energia fotovoltaica (FV)”, afirma Cesar Gaitan, CEO Business Regional SAM da Festo.
Em âmbito global, a Festo é uma companhia alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como meta para os próximos anos uma relevante redução da pegada de carbono (CO2), além da ambição de se tornar uma empresa Netzero. Apesar de a emissão de CO2 não ser um reflexo direto da produção da Festo, a companhia conta com uma massiva frota de veículos movidos a combustíveis fósseis. Por conta disso, há uma preocupação em compensar essas emissões.
Eficiência energética na Festo Brasil
Desde 2023, a Festo tem concentrado esforços em melhorias de eficiência energética e na expansão da energia solar fotovoltaica (FV), implementando sistemas em 20 locais de produção globalmente. A parceria com a Sunergia permitiu que essa tecnologia também fosse integrada ao site da Festo Brasil em São Paulo (SP), onde a Festo mantém um avançado parque fabril de 43.000m², que não só abastece o mercado local, mas também exporta produtos para outras filiais, incluindo a matriz.
Para a Festo, foi desenvolvido um sistema gerador fotovoltaico utilizando placas AESolar de 550Wp, que empregam tecnologia PERC. Este sistema é integrado a um outro sistema de automação controlado por um painel que possibilita o monitoramento contínuo da planta e a visualização em tempo real do balanço energético.
Fernando Mota, diretor de tecnologia da Sunergia, destaca a colaboração com AESolar para oferecer a solução ideal visando a ambiciosa meta de tornar a empresa Netzero. “O projeto desenvolvido alcançou 418 kWp de pico e 300 kW de potência nominal, utilizando um sistema de controle e gerenciamento fornecido pela SMA. Foi desenvolvida uma solução técnica e jurídica personalizada, adequada ao ambiente do mercado livre de energia (ACL). Concluído em abril deste ano, o projeto representa o estado da arte em qualidade fotovoltaica disponível no mercado, motivo de grande orgulho para a Sunergia e seus parceiros”.
Os paineis fotovoltaicos especialmente selecionados para o projeto da Festo são da série AURORA, da AESolar. Esses módulos são projetados para operar de forma excepcional mesmo em condições de luz difusa, maximizando a produção de energia mesmo em dias nublados ou com baixa luminosidade solar.
“Com um coeficiente de temperatura superior, as células solares PERC garantem uma melhor geração de energia, especialmente em áreas com altas temperaturas ambientes, representando uma solução energeticamente eficiente. O sucesso alcançado com clientes como a Festo é motivo de grande satisfação para nós”, completa Mota.
Com apenas dois meses de instalação do novo sistema de energia fotovoltaica, já é possível perceber resultados notáveis. Hoje, o investimento é responsável por 15% do consumo de energia da Festo, com expectativa de um aumento futuro alinhado à missão da companhia.
Sustentabilidade no foco do negócio
Em sua jornada rumo à neutralidade da emissão de gases, a Festo trabalha com o registro de emissões de acordo com o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol, em português Protocolo de Gases de Estufa), considerado a norma mais reconhecida internacionalmente para registrar e contabilizar as emissões desses gases. O protocolo categoriza as emissões em escopo 1 (emissões diretas), escopo 2 (emissões indiretas procedentes das compras de energia final, como a eletricidade e o aquecimento urbano) e escopo 3 (outras emissões indiretas ao longo da cadeia de valor).
No último ano, a companhia obteve um enorme progresso em relação aos escopos 1, 2 e 3.8. E, nos Escopos 2 e 3.8, o Grupo Festo já é neutro em CO2, desde o início de 2024. Adicionalmente, a companhia investe em outras medidas para cumprir os ODSs, sendo a adoção do uso de energia fotovoltaica uma delas.
Para Cesar Gaitan, CEO Business Regional SAM da Festo, a centralidade na sustentabilidade é algo tangível dentro da FESTO. “Quando nós falamos de sustentabilidade, nós estamos falando não só de sustentabilidade do ponto de vista ambiental, mas também sustentabilidade dos nossos negócios. Na questão de meio ambiente, nós fazemos todos os tratamentos de nossos resíduos e de nossos materiais. Inclusive com o uso racional de matéria-prima, buscando sempre a otimização dos produtos mais adequados para o nosso tipo de fabricação. Já na parte de energia, pensando em conciliar os dois mundos (ambiental e econômico), nós buscamos uma solução renovável e que trouxesse também um retorno financeiro, que é o caso da energia fotovoltaica. O uso de energia solar é um grande feito para Festo e continuaremos investindo para que possamos ter em um futuro a utilização de energia 100% renovável”, comenta.
Fundada na Alemanha em 1925, a Festo está presente em 176 países, empregando 20.500 pessoas mundialmente e gerando um faturamento anual de aproximadamente EUR 3,65 bilhões. A empresa possui uma ampla presença nacional, com filiais, distribuidores e representantes, atendendo mais de 30 mil clientes nos setores de manufatura, como automotivo, eletrônica, alimentos e bebidas, além de indústrias de processo como tratamento de água, petroquímica, mineração, papel e celulose. A Festo investe 8% desse faturamento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos para soluções em automação industrial nas tecnologias pneumática e elétrica.
Sobre a AE Solar
A AESolar, fabricante Tier1 (Bloomberg New Energy Finance), é uma das marcas líderes e premiadas no mercado de energia renovável e oferece novos produtos e serviços de energia renovável de alta qualidade desde 2003. Com uma capacidade de produção de 2GW, a AE Solar opera em mais de 100 países. https://ae-solar.com.
Imprensa
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANILO FERNANDES RAMOS
[email protected]