Com o advento da transformação digital, a forma com que as pessoas se comunicam com as empresas mudou bastante nos últimos anos. Os atendimentos por telefone diminuíram e deram lugar às diversas possibilidades de interações onlines, fazendo com que as organizações invistam cada vez mais nas opções digitais que, além de otimizar o trabalho, facilitam a experiência do consumidor.
Pensando na necessidade de investir em novas formas de se comunicar com os clientes, sobretudo as que melhorem a relação deles com a empresa, o uso da Inteligência Artificial (IA) tem evoluído progressivamente e já é realidade no cotidiano de grande parte das organizações.
A IA é uma ferramenta que simplifica processos, visto que foca na melhoria do atendimento ao cliente, oferecendo caminhos mais fáceis e inteligentes de acesso à informação, facilitando a triagem do assunto e às vezes até solucionando a demanda completa pelo atendimento eletrônico, mesmo sem deixar de lado o cuidado com a humanização do processo.
Embora muitas pessoas acreditem que os robôs vão substituir os seres humanos, a tendência é permitir a integração entre as duas forças. Muitas vezes, o cliente deseja resolver as demandas através de um atendimento rápido, e por isso é preciso aumentar a agilidade do serviço e permitir que ele escolha o canal que for mais prático para ele.
A Inteligência Artificial tem a capacidade de analisar situações e comportamentos, procura aprender as preferências de cada usuário e oferece soluções para as necessidades específicas de cada um. Por isso, as interações que ocorrem através das redes sociais estão aumentando e as empresas que desejam aprimorar a experiência do cliente devem investir no aperfeiçoamento desses meios, usando-os como um canal de atendimento personalizado.
“Com a integração da inteligência artificial, o chatbot entende suas perguntas de forma natural e fornece respostas precisas e personalizadas. Além disso, ele analisa o perfil e histórico do seu cliente para oferecer recomendações relevantes, isso impacta também na experiência do consumidor”, explica Caio Augusto, Líder do Time de Marketing da Huggy..
O uso das redes sociais também permite identificar insatisfações dos clientes e possibilita um contato rápido e direcionado para resolver a situação de forma adequada. A lógica desta modalidade é substituir as metodologias de trabalho burocráticas por alternativas mais rápidas e inovadoras.
Um reflexo prático dessa substituição é o aumento da eficiência, já que optar por esse formato modifica a rotina do negócio, tornando os procedimentos mais otimizados e, consequentemente, beneficiando todos os setores envolvidos no processo comercial.
As empresas abrem mão dos processos burocráticos e manuais e opta por alternativas informatizadas, tornam as operações mais eficientes e rentáveis, já que, quanto maior é a garantia operacional, mais produtivo se torna o resultado.
A automação de processos permite que as empresas respondam com mais rapidez às mudanças no mercado e às demandas dos clientes. Isso as torna mais ágeis e flexíveis, o que é essencial em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Apostar em diferenciais capazes de melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa é uma ação necessária para se manter no mercado.
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Karine Mascarenhas de Almeida
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