19/09/2024 às 14h30min - Atualizada em 19/09/2024 às 14h30min

Líderes com deficiência inspiram inclusão e combatem capacitismo no Brasil

Em celebração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, figuras como Rian Rocha e Stephanie Lima destacam o avanço da inclusão social e a luta por direitos no país.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Assessoria de comunicação
Divulgação / Assessoria de comunicação
Em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o Instituto Jô Clemente (IJC) destaca a trajetória de Rian Rocha, Sulamita de Souza, Talita Ferreira e Stephanie Lima, figuras que atuam pela inclusão e contra o capacitismo. A data, criada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e oficializada pela Lei Nº 11.133, reforça o compromisso com a valorização dos direitos de todos.

No Brasil, 18,6 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, conforme o Censo 2022. Embora tenham ocorrido avanços, desafios ainda persistem. Rian Rocha, autodefensor com deficiência intelectual, trabalha para representar a comunidade na Câmara Municipal de São Paulo. Já Stephanie Lima, assistente de advocacy no IJC e conselheira municipal, luta por políticas inclusivas. Sulamita de Souza, autodefensora e ex-Jovem Aprendiz, promove a autonomia de crianças com deficiência. Talita Ferreira, também autodefensora, atua no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

O trabalho de cada um deles reflete o impacto do IJC, que há 63 anos promove a inclusão por meio de escolaridade, emprego apoiado e assessoria jurídica, como destacou Daniela Mendes, superintendente do IJC.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.