10/09/2024 às 10h57min - Atualizada em 11/09/2024 às 00h01min

Mais de R$ 165 milhões é a economia anual estimada com implementação do Slimpass em operadoras de saúde de 100 mil vidas

A sobrevivência dessas operadoras depende da diminuição da obesidade no Brasil

PAULA FEREZIN
Divulgação: Slimpass
A obesidade, sem dúvidas, é uma das maiores crises de saúde pública do século 21. Para se ter uma ideia do tamanho do impacto negativo desta doença, 60% da população brasileira convive com excesso de peso e 30% já é classificada como obesa, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O cenário não só ameaça a saúde individual, mas também impõe uma pressão financeira insustentável sobre o sistema, tendo em vista os inúmeros problemas relacionados.

Durante o webinar realizado pela Unidas Autogestão, o Dr. Igor Castor - CEO do SlimPass e cirurgião do aparelho digestivo - apresentou a eficiência do SlimPass como tratamento clínico multidisciplinar integrado com tecnologias digitais e medicamentosas para enfrentar a crise da obesidade. Este evento faz parte da programação antecedente ao Congresso da Unidas, que acontecerá em novembro, e é um dos mais importantes encontros sobre saúde suplementar no Brasil reunindo especialistas e gestores para debater a sustentabilidade do setor.

“A obesidade é a principal causa de morte evitável no Brasil, e os números continuam a crescer”, alertou Dr. Castor durante o webinar. O médico destacou que, se as ações para controle de obesidade não mudarem drasticamente, a taxa de obesidade pode atingir 46% da população brasileira até 2030, gerando uma despesa assistencial de R$ 3.131 por beneficiário ao ano. Ou seja, a obesidade não é apenas um problema de saúde pública, mas é também uma ameaça econômica significativa para os planos de saúde e autogestoras.

Para esclarecer ainda mais a situação, é fundamental entender que doenças associadas à obesidade, como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, estão entre as principais causas de aumento nos custos assistenciais e as ações atuais não são eficazes para reduzi-la. Os números apresentados pelo CEO do SlimPass são claros: se nenhuma intervenção concreta for adotada, a obesidade será responsável por 55,47% das despesas assistenciais dos planos de saúde até 2030.

“A obesidade não afeta apenas a saúde dos beneficiários, mas também o futuro econômico das operadoras. Cada pessoa que se torna obesa no plano de saúde aumenta os custos em uma proporção ao quadrado, ou seja, a cada dois pacientes que se tornam obesos os custos quadruplicam. É importante reforçar que a culpa pela doença nunca é do paciente. É preciso acolher, tratar com seriedade e nunca julgar”, explicou Dr. Castor.

Resultados comprovados do SlimPass na redução das taxas de obesidade:
O SlimPass surge como uma resposta inovadora e eficaz para o desafio da obesidade, reduzindo a necessidade de intervenções cirúrgicas e os custos associados. “O SlimPass não é apenas uma solução temporária, mas sim uma transformação na gestão do peso com o paciente como protagonista nesta jornada”, explicou Dr. Castor, acrescentando que o tratamento oferece uma abordagem multidisciplinar, que inclui consultas integradas com especialistas no emagrecimento (endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos), além de tecnologias digitais e farmacológicas promovendo o acolhimento e engajamento dos pacientes.

Como resultado, a cada dois pacientes que ingressam no SlimPass, um deles evita a cirurgia bariátrica. “Esses resultados não são apenas números; eles representam vidas transformadas e uma economia significativa para os planos de saúde”, complementou Dr. Castor.

Durante o Congresso UNIDAS, os fundadores do SlimPass, Dr. Igor Castor e Dr. André Nassif, estarão disponíveis para esclarecer sobre a implementação da solução. No estande da empresa, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva sobre os impactos da obesidade nas taxas de sinistralidade das autogestoras e planos de saúde. Além disso, serão apresentados estudos de caso e insights sobre como o SlimPass pode ser customizado para se adaptar à realidade de cada autogestora.

“Nosso objetivo é apresentar o SlimPass como um agente fundamental para combater a epidemia da obesidade no Brasil”, finalizou Dr. Castor.

SOBRE O SLIMPASS
O SlimPass é uma solução de gestão conjunta para a obesidade, que comporta um tratamento clínico multidisciplinar realizado por meio da telemedicina. Ou seja, uma solução estratégica, ideal para empresas autogestoras e planos de saúde que enfrentam altas taxas de sinistralidade em decorrência das doenças adjacentes à obesidade.

Sua abordagem integrada combate todos os fatores relacionados ao ganho de peso. Os pacientes são acompanhados por endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos, que juntos desenvolvem um plano individualizado.

Desenvolvido pelo renomado Cirurgião do Aparelho Digestivo, Dr. Igor Castor e Cirurgião Bariátrico, Dr. André Nassif, o programa está disponível também para empresas que buscam melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA FEREZIN MARTINS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.