10/09/2024 às 11h54min - Atualizada em 11/09/2024 às 00h01min
Como escolher o melhor produto de crédito
Especialista do Sistema Ailos explica a diferença entre algumas opções disponíveis no mercado e dá dicas de como se organizar financeiramente
EDSON OLIVEIRA
Freepik As contas mexem muito com o bolso de grande parte dos brasileiros. Geralmente, gastos como alimentação, energia, escola dos filhos, e dívidas pessoais parceladas deixam o orçamento ainda mais limitado. Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil produzido pelo Serasa, em julho/24, foi registrado um leve crescimento no volume de endividados. Cerca de 136 mil consumidores entraram para o cadastro de negativação. Ao todo, são mais de 72 milhões em situação de inadimplência. O estudo mostra ainda que os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos representam a maior fatia da população com nome restrito, com 35,1%. É nessa hora que muitos pensam em buscar um crédito extra para complementar sua renda. Mas, qual opção escolher? Segundo Querli Tolfo, especialista em Gestão de Finanças do Sistema Ailos, obter crédito para quitar dívidas pode ser uma boa opção, mas é preciso um planejamento. “Tem que estudar e pesquisar com atenção as melhores taxas e condições de pagamento, além de ver as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Somente a partir daí será possível fazer as contas e ver se vale a pena ou não”, explica Pensando nisso, o executivo apresenta as principais linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras. - Cartão de Crédito: esse é um dos meios de crédito mais usados e funciona como empréstimo com prazo de pagamento. Bancos e instituições financeiras disponibilizam esse meio que carrega um limite de crédito definido com base na renda do cliente. Aqui, você compra primeiro e paga depois. Mas atenção, é importante se atentar as taxas de juros, especialmente para compras parceladas. Para não virar uma bola de neve na hora de receber a fatura, é aconselhável pagar sempre em dia e no valor total, ou seja, evitar o crédito rotativo. Outro benefício é que você consegue participar de programas de relacionamento e acumular pontos que podem ser trocados por produtos e serviços.
- Cheque Especial: é um tipo de empréstimo pré-aprovado oferecido pelas instituições financeiras. Na emergência, pode parecer uma boa solução para se livrar do aperto, mas é preciso lembrar que o valor da dívida é calculado diariamente, portanto, quanto mais tempo demorar para devolver o dinheiro, mais taxas serão cobradas. Por isso, deve-se recorrer a essa alternativa somente quando for possível quitar o saldo devedor em um ou dois dias.
- Crédito consignado: trata-se de um tipo de empréstimo para trabalhadores da iniciativa privada contratados pelo regime CLT. Entre as vantagens, os juros são mais baixos que o crédito convencional e o desconto das parcelas direto da folha de pagamento. Esta modalidade exige um convênio entre o empregador e a instituição financeira. Em algumas instituições que oferecem esse serviço para aposentados, pensionistas e servidores públicos, há a possibilidade de prazos estendidos em até 96 meses e taxas diferenciadas de acordo com o prazo escolhido.
Para quem já tomou crédito e tem dúvidas de como pagar, Querli explica que tudo depende do momento financeiro de cada um. Pagar à vista pode ser uma boa opção, pois em muitos casos é possível negociar e conseguir bons descontos. “Se não for possível reduzir o valor, pode valer à pena financiar em parcelas que não atrapalhem o orçamento mensal. Mas é importante que as parcelas sejam pagas no dia correto para evitar a cobrança de multas e não aumentar os juros”, explica. Tolfo comenta ainda que, caso o cliente precise negociar suas dívidas, que busque sua instituição financeira e verifique as condições especiais ofertadas. “No Ailos, ofertamos diversos tipos de condições. Inclusive, o sistema está com uma campanha de negociação que vai até 30/09. A campanha está rodando nas cooperativas com atendimento direto do WhatsApp pelo número: 47 21019954”, finaliza. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDSON DE OLIVEIRA DA SILVA
[email protected]