30/08/2024 às 17h18min - Atualizada em 01/09/2024 às 08h02min
Santa Casa de Chavantes celebra 101 anos com olhar voltado para o futuro da Saúde
ISABELLA OSTOLIN
Santa Casa de Chavantes Neste sábado (31/08), a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes completa 101 anos. São mais de um século de dedicação à saúde e ao bem-estar da população. Neste marco histórico, a Santa Casa celebra o seu papel fundamental no atendimento à população da região e como uma importante Organização Social de Saúde (OSS), com dezenas de projetos espalhados por todo o Brasil.
Ao longo dos anos, a Santa Casa de Chavantes tem se firmado como um modelo de gestão eficiente e inovadora no setor da saúde. Sob a liderança do presidente Dr. Anis Ghattás Mitri Filho, a instituição busca fortalecer parcerias estratégicas entre os setores público, privado e o terceiro setor para ampliar o alcance e a qualidade dos serviços oferecidos.
"As parcerias entre os setores são essenciais para otimizar recursos e ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões mais afastadas, onde a população carece de atendimento de qualidade. O setor público oferece a capilaridade e o alcance necessários, enquanto o setor privado traz inovação e eficiência. Já o terceiro setor, com sua flexibilidade e profundo conhecimento das necessidades locais, complementa essa colaboração", destaca Dr. Anis Ghattás Mitri Filho.
"Nosso objetivo é ser o elo que conecta esses setores, permitindo maior agilidade na implementação de mudanças que sempre beneficiam o paciente”, completa.
Investimentos e conquistas recentes
Entre as conquistas mais recentes da Santa Casa de Chavantes está a administração do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT), assumida em agosto deste ano. Com um orçamento mensal de R$ 9,4 milhões, a gestão do HMUT representa um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de demonstrar a capacidade de gestão da instituição.
"O hospital que agora gerenciamos representa quase o dobro do orçamento do município de Chavantes, o que ilustra o salto que a nossa organização deu no setor", comenta Dr. Anis. "Esse movimento nos coloca em um novo patamar de atuação, que nos destaca entre as poucas OSS do mercado com a responsabilidade de administrar um hospital de ensino de grande porte."
Além disso, a Santa Casa também investiu em importantes reformas, como a remodelação da maternidade no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, que foi totalmente modernizada. Esses investimentos melhoram a infraestrutura dos hospitais e a qualidade do atendimento prestado. Essas ações refletem o compromisso da instituição com a excelência e a humanização dos serviços.
O futuro da saúde e as novas tendências
Com um olhar atento às novas tendências do setor, a Santa Casa de Chavantes também investe na digitalização dos processos de saúde, como o uso de prontuários eletrônicos e telemedicina. No entanto, o foco da instituição vai além da tecnologia.
"Acredito que vivemos um momento fundamental em que a tecnologia será uma aliada, mas não o fator principal. O foco está na personalização dos tratamentos e na humanização do atendimento. As pessoas não precisam apenas de cuidados médicos, elas precisam se sentir acolhidas e valorizadas", afirma Dr. Anis. "É unir excelência em saúde com respeito e atenção a cada indivíduo que passa pelas portas de todas as unidades que administramos."
Comemoração e planejamento para o futuro
A direção da instituição acredita que comemorar 101 anos de história é uma oportunidade para a Santa Casa de Chavantes olhar para trás com orgulho de suas conquistas, mas também para planejar o futuro com ambição e inovação. "Temos o compromisso de continuar expandindo nossos serviços, fortalecendo parcerias e inovando na maneira de cuidar das pessoas", conclui Dr. Anis.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLA OSTOLIN RODRIGUES DOMINGOS
[email protected]