23/07/2024 às 08h48min - Atualizada em 23/07/2024 às 08h48min

EMTU realiza ações do Julho Amarelo nos terminais metropolitanos

Campanha oferece testes rápidos e folhetos informativos sobre hepatites e outras doenças a passageiros das linhas intermunicipais até o final do mês

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU)
Divulgação/EMTU
Até o final do mês, os terminais da EMTU apoiarão o Julho Amarelo, campanha de conscientização sobre hepatites. Passageiros das linhas intermunicipais receberão folhetos informativos e poderão realizar testes rápidos para hepatites B e C, HIV, sífilis, glicemia e aferição de pressão arterial.

A programação começa nesta terça (24) no Terminal Carapicuíba, em parceria com a escola Grau Técnico Anhangabaú e a Secretaria da Saúde de Carapicuíba. Na quinta (26), será a vez do Terminal São Mateus, com o CTA São Mateus. Na segunda (29), a ação ocorre no Terminal Diadema e, na quarta (31), no Terminal Bortolosso, em Osasco, em parceria com o Instituto Proz Educação.

A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, medicamentos, álcool, outras drogas ou doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Nem sempre apresenta sintomas, mas pode causar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais, foco da campanha, são causadas pelos vírus A, B, C, D (Delta) e E.

Entre 2000 e 2022, o Brasil registrou 750.651 casos de hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde. Hepatite C é a mais comum (39,8%), seguida de hepatite B (36,9%) e hepatite A (22,5%). No mesmo período, houve 85.486 óbitos por hepatites virais, com hepatite C sendo a mais letal (76,1%), seguida de hepatite B (21,5%) e hepatite A (1,5%).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.