06/07/2024 às 21h12min - Atualizada em 06/07/2024 às 21h12min

Prefeitura inaugura central de monitoramento do Programa Smart Sampa

Prefeito Ricardo Nunes anunciou também a publicação do edital para a adesão de mais 20 mil câmeras particulares ao Smart Sampa.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Divulgação/Pref. de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo inaugurou a central de monitoramento do Programa Smart Sampa, um sistema de vigilância com câmeras inteligentes que terá 20 mil equipamentos integrados até o final do ano. Durante a cerimônia, foi entregue a primeira unidade do Descomplica 24h e anunciada a nomeação de 500 novos guardas-civis metropolitanos.

"Hoje iniciamos uma nova etapa na história da cidade, combatendo a criminalidade com tecnologia e colaboração entre Estado, Prefeitura e sociedade civil", disse o prefeito Ricardo Nunes. Ele também anunciou um edital para integrar mais 20 mil câmeras particulares ao Smart Sampa.


O Smart Sampa, com câmeras de reconhecimento facial e algoritmos para alertas de vandalismo e furtos, facilita a integração entre a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil e serviços de mobilidade urbana. Desde fevereiro, o programa ajudou na prisão de mais de 80 pessoas em flagrante e na localização de sete pessoas desaparecidas.

A meta do programa é ter 20 mil câmeras em operação até o final de 2024, com um edital para integrar mais 20 mil câmeras de empresas e cidadãos.

O Descomplica 24h, que funcionará no mesmo prédio que o Smart Sampa, oferece 350 serviços públicos ao cidadão com atendimento 24 horas por dia. A instalação do Descomplica 24h no centro da cidade reforça as políticas de reestruturação da região central, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

"Entregamos hoje o maior centro de monitoramento da América Latina", destacou o secretário de Segurança Urbana, Júnior Fagotti. A central emprega cerca de 400 profissionais, incluindo agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.