Região Norte registra 1,5% de tentativas de fraude em compras online do País
Os dados consolidados de 2023 mostram que a região registrou 8,1 milhões de pedidos, segundo estudo exclusivo da ClearSale
Segundo o Mapa da Fraude, relatório da ClearSale, empresa referência em inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, a região Norte do país registrou 1,5% em tentativas de fraude e 8,1 milhões de pedidos entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
O estado do Pará registrou o maior número de pedidos e de tentativas de fraude na região Norte, enquanto o maior percentual de tentativas ficou com o Acre. Já o ticket médio mais elevado das tentativas de fraude foi registrado em Roraima, com R$1.167,65.
Confira o ranking completo de tentativas de fraude por estado:
Estado | Pedidos | Tentativas de Fraude | % Qtd. Tentativas de Fraude | Valor de tentativas | Ticket Médio das Tentativas |
Acre | 369,1 mil | 6,5 mil | 1,8% | R$5,8 milhões | R$891,71 |
Amapá | 1,8 milhão | 25,7 mil | 1,4% | R$20,4 milhões | R$791,39 |
Amazonas | 330,3 mil | 4,1 mil | 1,2% | R$3,9 milhões | R$951,32 |
Pará | 3,6 milhões | 53,4 mil | 1,5% | R$57,6 milhões | R$1.078,48 |
Rondônia | 903,3 mil | 12,6 mil | 1,4% | R$11,1 milhões | R$883,14 |
Roraima | 236,8 mil | 3 mil | 1,3% | R$3,5 milhões | R$1.167,65 |
Tocantins | 843,7 mil | 13,6 | 1,6% | R$14,6 milhões | R$1.070,18 |
A partir do estudo, foi possível identificar que o meio de pagamento com maior número de pedidos foi o cartão de crédito (6,1 milhões), além de ter liderado em números absolutos de tentativas de fraude, com 95,4 mil, e em ticket médio mais elevado das tentativas de fraude, que foi de R$1.185,56. Já o Vale foi a forma de pagamento com maior percentual de tentativas de fraude em relação ao número de pedidos, com 2,3%.
O Mapa da Fraude apontou que os golpistas da região Norte do País operam principalmente através de Cadastros Novos + Falsa Entrega Errada e com Invasão de Cadastro (Account Takeover). As categorias que mais sofreram tentativas de fraude foram Celular (4,1%); Esportes (2,7%) e Beleza (2,4%).
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.
Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.
Contatos – Máquina CW: [email protected]
(11) 3147-7925 | (11) 95943-5975
Link para fotos: Drive - Fotos e Logos ClearSale
Créditos: “Divulgação ClearSale”.
Para mais informações, acesse:
Instagram: clearsale
Twitter: clearsale
LinkedIn: company_clearsale
TikTok: clearsale
Youtube: ClearSaleBrasil