CEUs de Itaquera recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Projeto Caminho da Capacitação oferece formações em áreas como hospitalidade, costura, soldagem, cuidados com pets e cuidador de idosos

Por
2 Min

Imagem ilustrativa / Magnific

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Zona Leste recebem, até o dia 2 de julho, mais uma edição do projeto Caminho da Capacitação, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos. As formações são voltadas para áreas como beleza, gastronomia, manutenção de motos, hospitalidade, costura, soldagem, cuidados com pets e cuidador de idosos, com foco na geração de renda e no empreendedorismo.

Na região de Itaquera, as atividades acontecem em unidades vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera. O CEU Aricanduva recebe cursos de Soldagem e Hospitalidade, enquanto o CEU Azul da Cor do Mar oferece formação em Banho e Tosa para Pets. Já o CEU José Bonifácio conta com cursos de Confecção Industrial, Corte e Costura e Modelagem, e o CEU Rei Pelé sedia a capacitação de Cuidador de Idosos.

O programa também contempla outras DREs da Zona Leste, como Guaianases, Penha, São Mateus e São Miguel Paulista, ampliando o acesso à qualificação profissional em diferentes bairros da região. Os cursos possuem carga horária de 40 horas, com aulas nos períodos da manhã, tarde e noite, e certificado de conclusão.

Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Caminho da Capacitação utiliza carretas adaptadas como salas de aula móveis. A metodologia prioriza atividades práticas, que representam 80% do conteúdo, buscando aproximar os participantes das exigências do mercado de trabalho e ampliar as oportunidades de inserção profissional. Os interessados podem se inscrever neste link.