Câmara de São Paulo define presidentes das Comissões Permanentes para 2026

Eleições no Plenário 1º de Maio estabeleceram o comando dos sete colegiados técnicos; grupos iniciam análise de projetos na próxima semana.

Por Redação-Itaquera em Notícias
2 Min

Imagem: Ilustração / Itaquera em Notícias

A Câmara Municipal de São Paulo elegeu, nesta quinta-feira (5), os presidentes e vice-presidentes das sete Comissões Permanentes para o ano de 2026. As eleições ocorreram no Plenário 1º de Maio e definiram a composição dos colegiados responsáveis por analisar projetos, realizar audiências públicas e fiscalizar a administração municipal. A distribuição dos cargos seguiu o critério de proporcionalidade partidária e acordos entre as bancadas.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a vereadora Sandra Santana (MDB) foi eleita presidente por unanimidade. A Comissão de Finanças e Orçamento será presidida pelo vereador João Ananias (PT), com Major Palumbo (PP) na vice-presidência. Para a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, o eleito foi Rubinho Nunes (UNIÃO), tendo Fabio Riva (MDB) como vice-presidente.

As comissões de Administração Pública e de Educação, Cultura e Esportes serão presididas, respectivamente, pelas vereadoras Edir Sales (PSD) e Sonaira Fernandes (PL). Já o vereador Nabil Bonduki (PT) assumiu a presidência da Comissão de Trânsito e Transporte. Na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, a vereadora Ely Teruel (MDB) foi eleita para o cargo principal, com a Dra. Sandra Tadeu (PL) na vice-presidência.

Segundo o presidente em exercício da Casa, vereador João Jorge (MDB), as comissões iniciam o trabalho efetivo na próxima semana, analisando propostas do Executivo e centenas de projetos de vereadores em tramitação. Ele destacou que o rodízio anual de parlamentares entre os colegiados favorece a contribuição técnica em diferentes áreas da gestão pública. O processo eleitoral transcorreu de forma consensual entre as lideranças partidárias.