Abracrim deseja êxito a Rodrigo Mudrovitsch na presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos

A entidade, por meio de sua Comissão Nacional de Relações Internacionais e de sua Comissão de Direito Internacional, registra institucionalmente seus cumprimentos

FERREIRA ANTUNES
27/01/2026 12h06 - Atualizado há 1 mês

Abracrim deseja êxito a Rodrigo Mudrovitsch na presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos
Divulgação

A Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim) manifesta suas congratulações ao jurista brasileiro Rodrigo Mudrovitsch, que tomou posse nesta segunda-feira (26) como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), em cerimônia realizada em San José, na Costa Rica.

Ele comandará a Corte pelos próximos dois anos, tendo como vice-presidente a juíza chilena Patrícia Pérez Goldenberg. Eleito em novembro do ano passado, Rodrigo Mudrovitsch integra a Corte desde 2022 já exerceu a vice-presidência e, agora, tornou-se o terceiro brasileiro a presidir o tribunal ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA). 

Para o presidente nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra, a posse de Mudrovitsch representa um marco relevante para o fortalecimento da presença brasileira nos espaços internacionais de proteção aos direitos humanos e para a valorização do Direito Internacional como instrumento essencial à preservação da democracia e das garantias fundamentais nas Américas.

"A Abracrim congratula e parabeniza o jurista brasileiro Rodrigo Mudrovitsch por sua posse na presidência da Corte Interamericana de Direitos Humanos, desejando-lhe pleno êxito no cumprimento dessa honrosa missão à frente de um dos mais relevantes tribunais internacionais de proteção da dignidade da pessoa humana. Rodrigo Mudrovitsch já exerceu a vice-presidência, e, agora, torna-se o terceiro brasileiro a ocupar a presidência da Corte, reforçando o papel do Brasil na defesa dos direitos humanos e a histórica contribuição da advocacia e da comunidade jurídica brasileira na consolidação do Estado de Direito e da democracia no continente americano”.

Na visão do procurador-geral da Abracrim, Aury Lopes Jr., é uma grande honra e conquista para o Brasil ocupar um lugar de destaque em tão relevante corte internacional. "Depois de Cançado Trindade, voltamos a ter um jurista brasileiro presidindo a CIDH, isso é um orgulho para o país. Rodrigo Mudrovitsch é um grande jurista e rapidamente conquistou o respeito e a admiração de todos os membros da Corte. Precisamos compreender a envergadura da CIDH e sua importância, não apenas no sistema interamericano de direitos humanos, mas também como orientador e balizador do nosso sistema jurídico interno."

Nesse contexto, a entidade, por meio de sua Comissão Nacional de Relações Internacionais e de sua Comissão de Direito Internacional, registra institucionalmente seus cumprimentos ao novo presidente da Corte IDH, reafirmando seu compromisso com o debate qualificado, a produção acadêmica e a atuação estratégica no campo dos direitos humanos.

A Associação tem como uma de suas metas prioritárias para o ano de 2026 a ampliação de sua atuação para além das fronteiras nacionais, promovendo a expansão internacional da Abracrim, com diálogo permanente com organismos internacionais, entidades jurídicas e tribunais regionais e globais.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAIO FERREIRA PRATES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.