Festival de Filmes de Ciência - SFF Brasil 2025 abre inscrições para formação gratuita online de professores

21ª edição do mais importante festival de audiovisual de ciência no mundo oferece atividade especial gratuita para docentes dia 9 de dezembro, às 19 horas, para potencializar o uso educativo dos filmes, e mais notícias!

Por KARINA MANCINI
5 Min

Festival de Filmes de Ciência - SFF Brasil 2025 abre inscrições para formação gratuita online de professores
Divulgação

Considerado o maior festival de cinema científico do mundo, o Festival de Filmes de Ciência Science Film Festival Brasil realiza sessões gratuitas de filmes de ciência, tecnologia e meio ambiente pelo Brasil até 20 de dezembro. O evento internacional reúne obras do audiovisual de 21 países, nos mais diversos formatos e para todas as idades. 

Com a premissa da difusão do Conhecimento através do Entretenimento, o SFF Brasil também promove oficinas para crianças e atividades de formação para professores.  Na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, uma live aberta para todo o Brasil vai engajar educadores interessados em levar o audiovisual criativo sobre ciências para a sala de aula. Inscreva-se neste link.

Qualquer educador, professor ou profissional interessado em atividades educativas pode se inscrever na atividade, que tem número limitado de vagas. A formação será ministrada por Daniel Leite e Felipe Leal Barquete, produtores e educadores do SFF e com experiência em cinema, pesquisa e educação.

Realizado anualmente no Brasil desde 2019, o Festival de Filmes de Ciência/ SFF Brasil é uma parceria entre o Goethe-Institut e o Midiativa - Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes. Na edição de 2024, o festival teve público de 41 mil espectadores e foi realizado em 57 cidades de nove Estados. Este ano já promoveu sessões gratuitas nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Lives debatem o audiovisual e comunicação científica 

Nos dias 23 de outubro e 18 de novembro de 2025 aconteceram dois debates especiais do Festival de Filmes de Ciência - SFF Brasil. O debate com o tema "Como falar de meio ambiente sem alarmar as crianças" contou com a presença de Cielo Salviolo (Gestora cultural, consultora e pesquisadora em comunicação e infância, gestora de conteúdos educativos e do projeto educativo multimídia Escola Plus - Directv/Sky e Fundação Leo Werthein), Daniela Passarela (Especialista em Educação Digital, Psicologia e Gestão de Projetos Educativos) e Marilza Mendes Soval (professora e diretora da Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Conceição, a primeira escola sustentável do Brasil). Esse encontro aconteceu durante a realização da COP 30 em Belém.

A live "Planeta Água nas telas" contou com a presença de Thalles e Ana Cláudia Barbosa (protagonistas de O resgate do Brejinho), Camila Dalossi, Giulia Morales, Juliana Deeke (diretoras de Águas quentes), Rafael Duarte e Pedro Serra (diretores Abrolhos - Paraíso em perigo) e Thais Oliveira (diretora Expedição Araguaia). Ambas as atividades tiveram a moderação de Giovana Botti, Coordenadora de Comunicação e Produtora do SFF Brasil. A atividade aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Live Planeta Como falar de meio ambiente com as crianças, SFF divulgação.

Live Planeta Água nas telas, SFF divulgação.

Science Film Festival saiba mais aqui!

Quer levar uma sessão do SFF Brasil para a sua cidade?

Os 53 filmes do SFF Brasil estão disponíveis gratuitamente pela plataforma online até 20 de dezembro. Para assisti-los, basta se inscrever pelo linktr.ee/sffbrasil

O festival também promove sessões gratuitas presenciais pelo Brasil em parceria com centros culturais, comunitários, escolas, universidades e outros interessados. Para mais informações, entre em contato pelo [email protected]

IMG: Empregos Verdes no Jardim de Kellen. Etiópia, 2024.

IMG: Ciência em gotas, Brasil, 2024.

Correalização Midiativa

Criado em abril de 2002, o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, é uma associação sem fins lucrativos, formada por um grupo multidisciplinar que atua nas áreas de comunicação, cultura e educação. O Midiativa é responsável pela criação do selo e Festival  comKids, uma iniciativa de promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes. Desde 2019, realiza o Festival de Filmes de Ciência – Science Film Festival Brasil, em parceria com o Goethe-Institut.

Correalização Goethe-Institut

O Goethe-Institut é um instituto cultural de âmbito internacional da Alemanha. Seus programas culturais e educacionais promovem o diálogo intercultural e permitem a participação cultural. Fortalecem o desenvolvimento de estruturas da sociedade civil e promovem a mobilidade global.

Para mais informações, visite o site do SFF ou acompanhe as nossas redes..


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]


Notícias Relacionadas »